Publicidade
Notícias | Região Vacinação

Já tem cidade da região começando a vacinar faixa etária dos 75 anos

Novas remessas permitem nova faixa etária prioritária. Andamento depende da cidade

Por Débora Ertel
Publicado em: 12.03.2021 às 03:00 Última atualização: 12.03.2021 às 11:25

Vacinação para novos grupos foi possível após chegada de novas doses Foto: Ivan de Andrade
Até hoje, mais 21,6 mil doses contra a Covid-19 devem chegar aos 44 municípios de cobertura do Jornal NH. Destas, 1.990 são para os trabalhadores da saúde, 4.920 para idosos a partir de 80 anos e 14.690 para população de 75 a 79 anos. É a primeira vez que a Secretaria Estadual da Saúde envia doses para essa faixa etária, permitindo assim que a campanha avance para outros grupos.

Leia todas as notícias sobre coronavírus

Em Novo Hamburgo, a Prefeitura já marcou mais dois drive-thru, um na segunda-feira, destinado a idosos com 80 anos e outro na terça-feira, para quem tem 79 anos, ambos na Fenac. Já Taquara começa a vacinação de pessoas de 77 a 79 anos no sábado e Dois Irmãos no dia 17 de março, com um drive-thru. Em Sapiranga, o drive-thru para os idosos de 75 a 79 anos será no dia 16. Estância Velha está vacinando idosos com 77 anos e deve atender agora quem tem a partir de 75.

Conforme as secretarias municipais de Saúde, o ritmo da campanha nas cidades é ditado de acordo com o número de doses recebidas e a quantidade de pessoas de cada faixa etária, que muda de município para município. Assim que o primeiro grupo prioritário é atendido, é possível avançar para o próximo levando em conta a previsão de novas doses.

Ainda sem previsão

Na semana passada, em entrevista à Rádio ABC, o governador Eduardo Leite falou na possibilidade dos idosos acima de 65 anos começarem a receber a vacina até o final de março. Mas havia a expectativa de um repasse de vacinas federal que acabou sendo mais baixo.

Por conta disso, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, não é possível prever em que momento da vacinação dos grupos o RS estará no final de março.

Pela região

Para o secretário municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Naasom Luciano, o ritmo da vacinação é satisfatório. A estratégia na cidade é realizar drives específicos para cada ano de idade de idosos, pois à medida em que reduz a faixa etária aumenta o número de pessoas.

De acordo com ele, as atividades ao longo do próximo mês estão todas na programação, mas o Município depende apenas de doses disponíveis para poder colocar o plano de imunização em prática.

Segundo a responsável pelas imunizações de Dois Irmãos, Melissa Pereira Bolson, no drive-thru para as pessoas entre 75 e 79 anos do dia 17 não serão contemplados todos os moradores nesta faixa etária porque não há doses suficientes. De acordo com ela, se houvesse mais doses, o município poderia aplicar vacinas diariamente, não só em um ou dois dias da semana.

Taquara já tem drive-thru na Rua Coberta neste sábado, das 8 às 14 horas, para o público de 77, 78 e 79 anos de idade. Segundo o diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Alex Alves, Taquara recebeu 30% das doses destinadas ao grupo de 77 a 79 anos.

Drive-thru vacina 900 com 2ª dose

Das 9 às 16 horas de ontem, na Fenac, foram aplicadas algumas das segundas doses da coronavac em profissionais de grupos prioritários. Incluindo os assistentes sociais, auxiliares e coletadores em laboratório clínico, auxiliares e técnicos em prótese dentária, auxiliares e técnicos em saúde bucal, biólogos, educadores físicos, médicos veterinários, quiropraxistas, técnicos em nutrição e dietética, técnicos em farmácia e técnicos em radiologia.

Precaução importante

Segundo o diretor administrativo da secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, Marcelo Reidel, foram aplicadas 900 doses no drive-thru. O fluxo foi tranquilo e sem congestionamentos.

A técnica em enfermagem Monalise Ramires Scrini, 40, era uma das trabalhadoras envolvidas nas aplicações. Com 21 anos de experiência no ramo, relembrou o surto de H1N1. Na época, também trabalhando nas vacinações, se imunizou e teve o vírus, mas acabou sendo mais leve.

Trabalhando no hospital geral desde o início da pandemia, ela não foi infectada pela Covid-19. Para Monalise, é importante que todos utilizem os EPIs de maneira correta, o que já diminui a chance de possíveis infecções.

O alívio de quem está imunizado

A supervisora de coleta Ana Benedetto, 42, acompanhada do marido Ivo Benedetto Júnior, 47, tomou a segunda dose. "Pra quem trabalha na área de saúde, claro que dá um alívio. A gente está direto exposto e quer que ela chegue logo na população geral para ver se dá uma baixada no número de casos." Já Ivo, com o trabalho pausado, contou que aguarda que a imunização chegue ao grupo dele.

Gessica Antoniazzi, 26, garantiu a segunda dose na tarde de ontem em Novo Hamburgo Foto: Inézio Machado/GES
A instrutora de academia Gessica Antoniazzi, 26, também se imunizou. "Eu me sinto muito feliz em estar tomando a vacina, a primeira e a segunda dose. É uma esperança de que dias melhores virão."

Gessica comentou também sobre alunos que buscaram os exercícios após a recuperação da Covid-19.

Segundo a profissional, os exercícios cardiorrespiratórios possuem grande importância para o restabelecimento da saúde, através de um reforço do sistema imunológico.

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.