Publicidade
Notícias | Região Segurança

Esteio completa mais de três meses sem registro de homicídio

Último caso na cidade foi registrado no dia 16 de dezembro de 2020

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 19.03.2021 às 14:16 Última atualização: 19.03.2021 às 16:06

Último homicídio em Esteio foi registrado no dia 16 de dezembro Foto: Polícia Civil/Especial
Esteio completou nesta semana 90 dias sem registro de homicídio. O último caso deste tipo de crime na cidade aconteceu no dia 16 de dezembro de 2020. Para a titular da Delegacia de Polícia da cidade, a delegada Luciane Bertoletti, os indicadores são reflexo do trabalho desempenhado pelos órgãos de segurança no decorrer do ano passado e início de 2021.

Somente na delegacia esteiense, foram realizadas, em 2020, 13 operações de combate a crimes de homicídios, tráfico de drogas, roubos e pedofilia. Ao todo foram 123 presos, sendo 25 deles foragidos da Justiça. "Os números de hoje são consequência de todas as ações que fizemos no ano passado. O homicídio é um crime muito difícil de fazer prevenção. Só se consegue prevenir este tipo de delito atuando em outras frentes, que é o que nós fazemos. Todas as nossas ações, as prisões de líderes do tráfico e de facções acabam repercutindo nessa ponta", avalia.

Para o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Mário Souza, fatores como o planejamento operacional realizado pelas delegacias, realização de operações especiais para enfrentar o crime organizado de forma qualificada e o trabalho integrado entre as forças de segurança são alguns dos que contribuíram para os índices positivos de Esteio e da região.

"Fizemos um planejamento estratégico de enfrentamento ao crime, em 2019, para todas as delegacias", afirma o delegado Mário Souza. "Temos como metodologia realizar grandes operações, prender o criminoso mais importante, com maior influência, procurar quebrar o crime organizado. Essas grandes operações, às vezes, têm a investigação mais lenta, mas o resultado mais forte contra o crime organizado", avalia.

"Dentro deste planejamento, procuramos atuar sempre integrados com outras forças da segurança e ter uma troca de informações muito forte, um fluxo muito aberto, utilizando bastante a inteligência entre os órgãos para que a informação corra. São essas ações enérgicas e prisões pontuais que auxiliam a não criar sensação de impunidade e mostram resposta rápida contra o crime", analisa. "A Delegacia de Polícia de Esteio atingiu um patamar de eficiência e integração. "Onde houver homicídio, a energia da Polícia Civil será concentrada."


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.