Publicidade
Notícias | Região Impasse

Entidades devem entrar com pedido liminar para reabertura do comércio

"Situação é insustentável", afirma presidente do Sindilojas.

Por Joceli Silveira
Publicado em: 20.03.2021 às 12:40 Última atualização: 20.03.2021 às 20:06

Comercio de Novo Hamburgo. Foto: Inezio Machado/GES
Entidades empresariais afirmaram que ainda neste sábado (20) devem entrar com um pedido liminar junto ao Tribunal do Estado do Rio Grande do Sul pela reabertura do comércio não essencial.

Segundo Remi Scheffler, presidente do Sindilojas e vice-presidente da Fecomércio- RS, a decisão de ingressar judicialmente tem base na falta de comprovação científica para o fechamento do comércio como alternativa eficaz contra a disseminação da Covid-19 e, ainda, no fato de que o setor não apresenta números de contaminação entre consumidores e trabalhadores que justifique seu impedimento de funcionar.

“Estamos perplexos com essa decisão. Ainda hoje a Fecomércio- RS e o Sindilojas Novo Hamburgo irão entrar com liminar pedindo a suspensão desta decisão.Não é mais possível que uma situação como esta esteja acontecendo no Rio grande do Sul. Está se tornando insustentável essa obrigatoriedade de manter o comércio não essencial com as portas fechadas. Nós entendemos que todo trabalho é essencial, não podemos aceitar que determinado trabalho é essencial e outro não”, afirmou Scheffler

“Com certeza, a ACI não aceitará passivamente essa decisão pelas razões que exporemos em breve”, afirma Marco Aurélio Kirsch, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI). A entidade afirmou em nota, nesta tarde, que ingressou com ação.


A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) anunciou, na manhã de hoje, que está ciente da liminar judicial que suspendeu o retorno da cogestão e as flexibilizações de protocolos da bandeira preta, e afirmou que está avaliando "medidas cabíveis" à decisão. A liminar assinada pelo juiz de Direito Eugênio Couto Terra, da 10ª Vara da Fazenda Pública Foro Central de Porto Alegre, ocorreu na noite de sexta-feira algumas horas depois do governador Eduardo Leite anunciar o retorno do sistema de gestão compartilhada no Distanciamento Controlado. Desta forma, fica mantida a gestão centralizada a pandemia ao governo gaúcho.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.