Publicidade
Notícias | Região Saúde

Região aguarda orientações do Estado para definir estratégia de vacinação contra a gripe

Rio Grande do Sul deve receber mais de 5 milhões de doses. Desafio dos prefeitos neste ano será conciliar imunização contra a influenza e contra a Covid

Por Joyce Heurich
Publicado em: 24.03.2021 às 11:15 Última atualização: 24.03.2021 às 11:17

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 12 de abril Foto: Governo do RS/Divulgação

A vacinação contra a gripe em 2021 começa no dia 12 de abril em todo o país. A data foi divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde (MS). Faltando pouco mais de duas semanas para o início da campanha, municípios da Região dizem estar no aguardo de orientações do governo do estado para definir a estratégia de imunização. O Jornal NH pediu uma previsão ao Estado e aguarda retorno.

Neste ano, os prefeitos têm um desafio duplo: atingir a meta de vacinação contra a influenza e, ao mesmo tempo, dar continuidade à imunização contra a Covid-19. Algumas cidades já rascunham alternativas. Os drive-thrus, que se popularizaram durante a vacinação contra o coronavírus, será também a aposta de algumas prefeituras para vacinar contra a gripe e evitar aglomerações. Confira abaixo o que disse cada município.

Conforme o MS, o Rio Grande do Sul receberá doses suficientes para imunizar 5.013.082 de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (veja o detalhamento abaixo). A pasta informa que os quantitativos serão enviados de acordo com a população-alvo definida pelo Programa Nacional de Imunizações, por fases.

O governo federal ressalta que a vacina contra a influenza é importante para prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos, internações, conter a sobrecarga nos serviços de saúde e reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

O que disse cada prefeitura

Novo Hamburgo

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda informe técnico com diretrizes para nortear a estratégia de vacinação. Conforme o secretário da pasta, Naasom Luciano, haverá drive-thrus e vacinas em todas as unidades de saúde. A Casa de Vacinas (Av. Cel. Frederico Linck, 900) também contará com uma estrutura externa, no pátio, para atender a campanha. 

São Leopoldo

O município aguarda informações do Estado para organizar o funcionamento da vacinação neste ano. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, haverá uma reunião na próxima sexta-feira (26) para planejar a estratégia de imunização.

Ivoti

A cidade ainda aguarda informação sobre o número de doses que irá receber. Se forem recebidas doses em quantidade suficiente, planeja fazer um "Dia D" no início da campanha em forma de drive-thru e encaminhar as doses para todas as salas de vacinas.

Estância Velha

O município deve vacinar aproximadamente 15 mil pessoas. Para evitar aglomerações, deve haver drive-thru na cidade, vacinação aos sábados, e imunização nas oito salas de vacina.

Campo Bom

Conforme o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, no último ano, a vacina da gripe foi enviada "a conta gotas", o que dificultou a logística. Neste ano, se o município receber "um bom número de doses", deve haver drive-thru na avenida junto ao Centro de Educação Integrada (CEI), e livre demanda no ginásio do CEI para quem estiver impossibilitado de ir de carro. A cidade aguarda orientação do governo do estado.

Taquara

A princípio, a vacinação contra a gripe será viadrive-thru. O municípioaguarda informações mais detalhadas do Estado para definir se a modalidade contemplará todos os públicos. No último ano,15.463 pessoas foram vacinadas na cidade.

Dois Irmãos

O município informa que ainda não recebeu nenhuma orientação da Secretaria Estadual de Saúde sobre a campanha, mas que já está pensando numa estratégia de vacinação junto às Unidades Básicas de Saúde. No último ano, foram imunizadas mais de 10 mil pessoas na campanha de vacinação contra a gripe em Dois Irmãos.

Igrejinha

A cidade aguarda o informe técnico do Estado com a designação dos grupos prioritários para vacinação. Também não sabe ainda quantas doses serão destinadas ao município. Algumas estratégias estão sendo traçadas, mas a definição dependerá da quantidade de doses e tamanho do público-alvo.

Sapiranga

A Secretaria Municipal de Saúde irá definir o cronograma de vacinação contra a gripe assim que souber o quantitativo de doses a serem recebidas e o público-alvo da campanha.

Grupos prioritários

De acordo com o MS, a vacinação será feita de forma escalonada – os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região. Veja mais detalhes da campanha no informe técnico divulgado pela pasta.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.