Publicidade
Notícias | Região Saúde

Estância Velha atribui atraso no retorno de testes de Covid à instabilidade no sistema

Vigilância em Saúde do município diz que sistema do laboratório central do estado foi atualizado e ficou instável por três dias

Publicado em: 26.03.2021 às 17:07 Última atualização: 26.03.2021 às 17:59

Após reclamações sobre a demora na divulgação de resultados de testes de Covid-19, a Prefeitura de Estância Velha informou, nesta sexta-feira (26), que uma atualização no sistema do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) teria provocado uma instabilidade, dificultando a emissão dos laudos. O Lacen é responsável pela análise de amostras de diversos municípios gaúchos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, a lentidão no sistema começou na quarta-feira, quando foi atualizada a versão do sistema de gerenciamento de amostras laboratoriais.

"Todos os nossos testes são enviados para o Lacen, a gente consulta o resultado pelo Lacen. O sistema ficou inoperante durante três dias. Ele está voltando ao normal nesta sexta-feira, mas ainda com alguma dificuldade", afima Eliane, pedindo a compreensão da população.

O Jornal NH procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde, que informou apenas que "o número de casos novos apresentou defasagem em função de uma instabilidade no sistema do Ministério [da Saúde] e no nosso banco de dados". Questionada, a assessoria da pasta não deu mais detalhes sobre o problema.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.