Publicidade
Notícias | Região Luta contra a Covid

Municípios suspendem vacinação contra Covid na Sexta-Feira Santa

Amvars alega que não há doses disponíveis para vacinar durante o feriado. Nova remessa de 645 mil doses deve chegar ao Estado no feriado

Por Débora Ertel e Matheus Chaparini
Publicado em: 01.04.2021 às 12:24 Última atualização: 01.04.2021 às 14:58

Nesta segunda-feira RS passou de um milhão de vacinados Foto: Inézio Machado/GES
Apesar da expectativa criada em torno da chegada de um lote de vacinas ao Estado, a Sexta-feira Santa não terá vacinação nos municípios da região. As prefeituras apontam que não há mais doses disponíveis para garantir a aplicação no feriado de Páscoa e afirmam aguardar novo repasse.

Na região, uma das únicas cidades que havia confirmado a aplicação de doses na sexta-feira era Parobé. No entanto, todas as vacinas recebidas pelo município já foram aplicadas.

Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Sapiranga e Taquara não divulgaram programação para sexta-feira ou sábado. Já Novo Hamburgo confirmou no início da tarde desta quinta-feira (1º) que haverá mutirão de vacinação nesta sexta-feira Santa (2) e também no sábado (3). O Município também realizará drive-thru de vacinação na segunda-feira (5), feriado municipal para o público de 65 e 66 anos.

O Governo do Estado deve receber a maior remessa de vacinas na manhã desta sexta-feira. Estão previstas 645.150 doses, sendo 600.400 doses da CoronaVac e 44.750 doses da Astrazeneca.

A Secretaria Estadual da Saúde pede aos municípios para acelerar a vacinação, inclusive, no feriado de Páscoa. “Vacina não pode ficar parada, precisa estar no braço dos gaúchos. Que o presente de Páscoa dos idosos de 67 anos ou mais seja a imunização”, disse a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa.

Para fortalecer a campanha de vacinação nos municípios, a SES recomenda, por exemplo, horário estendido de funcionamento das salas de vacina, abertura no feriado e finais de semana, articulação com universidades e outras secretarias municipais, drive-thrus, equipes itinerantes e outras estratégias.

Amvars: vacinação dependerá da entrega das doses

A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) emitiu uma nota em que alerta que a vacinação no feriadão de Páscoa depende da chegada das novas doses. A nota é motivada pela expectativa de chegada de um novo lote ao Estado nesta quinta-feira (1), que deve ficar para sexta.

Confira a íntegra:

A fim de alertar a comunidade e evitar falsas expectativas quanto à possibilidade de vacinação contra Covid na Páscoa - em virtude da promessa de envio, na quinta-feira, de 500 mil doses ao RS pelo Ministério da Saúde - a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars, por meio de seu presidente Luciano Orsi esclarece:

- O anúncio veiculado pela imprensa refere-se apenas a uma PREVISÃO de envio.
- Depois de recebidas pelo Governo do Estado as doses precisam ser pactuadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
- Posteriormente, precisam ser enviadas às respectivas coordenadorias regionais de saúde
- E, por fim, entregues aos municípios
Tendo em vista a complexidade desse processo, a Amvars julga temerário alertar a comunidade antes das doses estarem de fato com as respectivas prefeituras. “Sem ter o imunizante na mão é muito temerário criar expectativas nas pessoas. Qualquer atraso compromete toda a organização e as pessoas não merecem passar por isso”, avalia Orsi.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.