Publicidade
Notícias | Região Atenção

Procon de Sapiranga alerta para golpes com cartão de crédito

Principais vítimas dos criminosos são os idosos

Por Bruna Mattana
Publicado em: 05.04.2021 às 10:08

O Procon de Sapiranga alerta para um novo golpe no município que tem atingido principalmente os idosos. Estelionatários se passam por agentes bancários, ligam para as pessoas para informá-las que elas tiveram seus cartões do banco clonados e pedem os dados do cliente - com a justificativa de que precisam deles para solucionar os problemas referentes à clonagem.

Segundo a coordenadora do Procon, Lúcia Santos, os estelionatárias falam que um funcionário do banco irá até a casa da pessoa para pegar o cartão inválido até que chegue um novo. "As vítimas, em sua maioria idosos e aposentados, relatam que o golpista chega na residência usando um crachá de identificação, como se fosse mesmo um agente bancário. Com o cartão em mãos, os criminosos fazem saques, empréstimos e compras de alto valor, como se fossem os titulares da conta", explica.

A coordenadora do Procon, Lúcia Santos, diz que, em outras situações, os estelionatários ligam se passando por funcionários de empresas de eletrodomésticos também informando que o cartão foi clonado. "Nesse caso, esse suposto funcionário chega na casa da vítima com um crachá da loja." Os casos foram relatados à Delegacia de Polícia de Sapiranga que já atuando na busca pelos criminosos. 

"A gente pede que a comunidade cheque com seu banco caso alguém ligue se passando por um funcionário (para assegurar que é uma ligação legítima) e não repasse nenhum dado pessoal ou bancário através do telefone. O banco tem seus dados, ele nunca vai pedir isso por telefone. O melhor sempre é ir pessoalmente até a agência", destaca Lúcia.

Vítimas

Uma das vítimas, que não quer se identificar, relata que os estelionatários usam o nome de alguém do banco. "No meu caso, do Banrisul. Perguntaram se eu tinha conhecimento de uma compra que havia sido feita em uma determinada loja. Como eu disse que não, eles informaram que o meu cartão tinha sido clonado. Ai já foi o início do golpe."

Conforme a vítima, após avisar da suposta clonagem, o estelionatário passa um número da central do banco, que quando a pessoa liga os criminosos conseguem desviar a ligação para um "atendente" deles. "Eles ficam duas horas no telefone, te enrolando. Enquanto não aparece alguém na tua casa para pegar o cartão eles não deixam nem tu desligar o telefone. Então aparece o suposto atendente, com crachá do banco, camisa social, bem vestido e tu acaba entregando o cartão. Mesmo sem a senha, eles conseguiram fazer várias compras on-line com o meu cartão."


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.