Publicidade
Notícias | Região Entenda como vai funcionar

Veja como fica a volta às aulas presenciais na região

Em Novo Hamburgo, rede privada começa a retomada; já a Prefeitura decide manter ensino remoto

Publicado em: 28.04.2021 às 11:22 Última atualização: 29.04.2021 às 08:15

Retomadas das aulas seguirá protocolos para evitar disseminação do coronavírus Foto: Divulgação/Prefeitura de Feliz
Com a publicação do decreto que colocou todo o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha, escolas da região começam a retomada das aulas presenciais. Em algumas cidades, o momento é de preparação para o retorno dos estudantes. Feliz e Ivoti já devem reabrir escolas da rede municipal nesta quinta-feira (29). Em Parobé, a prefeitura organiza a volta à sala de aula para a educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental a partir da semana que vem.

Ainda ontem, a Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou que segue no sistema de ensino remoto. Nesta manhã, escolas infantis privadas do Município voltaram a receber alunos.

Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) orientou as escolas particulares do RS para a retomada das aulas de forma gradual, começando pelas séries iniciais. 

Ainda não há informações sobre a rede estadual. A Seduc deve lançar uma normativa para orientar volta do presencial entre hoje e amanhã.

Bom Princípio

As aulas na rede municipal voltam nesta quinta-feira (29) para a educação infantil e o 1.o e 2.o ano do ensino fundamental. O retorno das aulas outras turmas ainda será definido.

Feliz

O município de Feliz, no Vale do Caí, é um dos primeiros da região a anunciar a retomada das atividades presenciais de toda a rede municipal. Nesta quinta-feira (29), as atividades da educação Infantil e todo ensino Fundamental voltam a ocorrer presencialmente, dentro das escolas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, o retorno não é obrigatório e poderá ser decidido pelos pais e responsáveis dos alunos. Quem decidir por seguir em casa deverá dar continuidade às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.

Também estão permitidas aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música.

Ivoti

As escolas da rede municipal de Ivoti retomam as aulas presenciais a partir desta quinta-feira (29) para os alunos da educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Na segunda-feira (3), voltam para as atividades presenciais os estudantes do 3° ao 9° anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino fundamental.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os retornos serão organizados conforme os grupos já existentes e encaminhados pela escola.

No município de Dois Irmãos, a Secretaria de Educação e o Gabinete estão reunidos nesta manhã para decidirem como será o retorno.

Montenegro

Está confirmado para segunda-feira (3) o retorno da educação infantil e do 1.o  e 2.o ano do ensino fundamental. Para as demais turmas, a prefeitura está elaborando um calendário de retorno, que deve ser divulgado até sexta-feira.

Morro Reuter

Nesta quinta-feira (29), está autorizada o retorno das crianças matriculadas na Unidade Educativa Gente Miúda da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (Fadi). Já na segunda-feira (3), voltam as aulas da educação infantil até o 5.º ano do ensino fundamental em todas as escolas. Na quarta-feira (5), retornam os alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino fundamental. Segundo a prefeitura, os professores farão contato com as famílias para organizar o retorno.

Parobé

A prefeitura de Parobé prepara a retomada das aulas presenciais para a educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental a partir de segunda-feira (3). Já a volta às aulas da rede privada está autorizada no município desde já, incluindo de cursos profissionalizantes, de idiomas, entre outros.

Em reunião na manhã desta quarta-feira (28), foram definidos os ajustes para o retorno presencial de forma segura para alunos e educadores. O município vai seguir os protocolos já estabelecidos pelo Guia de Volta às Aulas, um documento inédito na região elaborado pela Secretaria de Educação de Parobé no início do ano. O guia serve como um orientador para as decisões que devem ser adotadas em cenários diferentes, conforme as mudanças das bandeiras do Sistema de Distanciamento Controlado.

A reabertura vai contar com um sistema de revezamento, segundo plano apresentado no início do ano. Além de ser híbrido, ou seja, parte da turma presencial e parte seguindo com o ensino à distância. Os pais estão sendo contatados para as escolas apurarem quais crianças têm condições de retornar na segunda-feira. Assim que forem organizadas as atividades para os menores, a rede municipal vai informar como será a retomada para os alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental.

Picada Café

A volta às aulas na rede municipal está marcada para segunda-feira (3). Seguindo o calendário iniciado em fevereiro, o retorno será com o Grupo B, continuando com a alternância entre os grupos A e B na pré-escola (quatro e cinco anos), bem como no ensino fundamental (1.o ao 9.o ano). O retorno não é obrigatório e quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades de ensino remoto.

São Sebastião do Caí

Em São Sebastião do Caí as aulas na rede municipal retornarão entre os dias 30 de abril e 4 de maio, de forma escalonada, iniciando pela educação infantil e depois pelas séries iniciais e finais do ensino fundamental, com 50% de ocupação das salas. 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.