Publicidade
Notícias | Região Região

Alunos começam a voltar às aulas presenciais na rede municipal de Esteio

Depois de testar todos os profissionais das escolas, município iniciou retomada das aulas presenciais

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 13.05.2021 às 03:00 Última atualização: 13.05.2021 às 07:51

Pedro, 4, foi um dos que voltou na EMEI Parque do Sabiá Foto: Fotos Diego da Rosa/GES
Brinquedos higienizados, distanciamento entre classes, professoras vestidas de personagens infantis e um mimo para cada criança. Foi assim que a Escola Municipal de Educação Infantil Parque do Sabiá, do bairro Três Marias, em Esteio, recebeu seus alunos ontem, primeiro dia do retorno às aulas da rede municipal na cidade.

Conforme a diretora, Joelma Trovo Belmonte Cardoso, 54 anos, a instituição, que é bilíngue, tem 68 alunos matriculados, de 0 a 6 anos de idade. Na quarta-feira, 22 estavam confirmados para retornar. Para tanto, as salas foram preparadas com demarcações de distanciamento no chão, medição de temperatura corporal na entrada e um totem para higienização das mãos na porta. Além disso, a escola organizou um escalonamento: um grupo de crianças terá aulas presenciais nas segundas, quartas e sextas-feiras, e o outro, nas quintas e sextas. No mês seguinte, a ordem se inverte.

Também para possibilitar o retorno, todos os 17 educadores e funcionários foram testados para a Covid e os que possuem mais de 40 anos - cinco, na instituição - foram vacinados, dentro do plano de vacinação da cidade. Joelma foi uma das vacinadas da escola. "A gente se preocupa com os outros, né, ainda mais com as crianças."

Opção por voltar

A secretária municipal de Educação, Tatiana Tanara, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, acompanharam o início das aulas no turno da tarde na EMEI Parque do Sabiá. Mãe de dois filhos na escola, Pedro, 4, e Isabelly, 2, Vanessa Cardoso, 35, levou o mais velho no primeiro dia de aula presencial. Ela conta que decidiu pelo retorno dos pequenos, após sugestão do médico que faz o acompanhamento de Pedro recomendar a volta. "O próprio médico disse que seria bom pra ele ter esse contato com as crianças, porque nesse tempo muitas crianças estão com dificuldade de convívio e alfabetização. Ele me aconselhou deles virem, por isso, optei por trazer", conta. "Acompanhei as notícias de que fizeram testagem nos professores e vacina também, então, já deixa a gente mais aliviada", complementou.

Processo

O prefeito Pascoal destacou que a educação foi um dos setores mais atingidos na pandemia e que o déficit criado nesse período levará muito tempo para ser superado. "O retorno às aulas é o início desse processo de retomada. A gente tem uma retomada mais tranquila a partir da vacinação dos professores, não que fosse uma condicionante, mas a vacinação dá mais segurança, mais tranquilidade, tanto para os trabalhadores da educação, quanto para as famílias", colocou.

"Estamos iniciando com aqueles alunos que não têm acesso a ferramentas tecnológicas, uma dificuldade de aprendizagem um pouco mais severa ou situação de vulnerabilidade social. A tendência é que a gente vá, ao longo das próximas semanas, ampliando esse público", completou.

Medidas para o retorno

Observando os protocolos sanitários, as nove escolas municipais de Educação Infantil (EMEI), 20 de Educação Básica (EMEB) e a Educação de Jovens e Adultos (Emeja) de Esteio puderam retornar de maneira presencial ontem, em todos os níveis. A SME adotou um modelo híbrido, com atividades nas escolas e também remotas, mas cada instituição de ensino fez sua organização.

Entre as medidas adotadas para possibilitar o retorno estão a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em professores e demais servidores das escolas da rede municipal, que somou 690 profissionais imunizados na primeira rodada realizada.

Nesta semana, os profissionais também participaram de testes para detecção do coronavírus, com uso de exames rápidos de antígeno com swab (“cotonete”) nasal, conduzidos por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. No total, 1.101 trabalhadores da educação fizeram o teste.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.