Publicidade
Notícias | Região Imunização

Longas filas marcam sábado de vacinação contra a Covid em professores de São Leopoldo

Cerca de duas mil doses foram disponibilizadas em dois pontos de vacinação neste sábado (15), na cidade

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 15.05.2021 às 12:29 Última atualização: 15.05.2021 às 12:39

Professora Paula Daiana da Silva, 43, foi uma das vacinadas neste sábado (15) Foto: Diego da Rosa/GES
Professores e demais trabalhadores da Educação Infantil começaram a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado (15), em São Leopoldo. Cerca de duas mil doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz foram disponibilizadas para profissionais das redes municipal, estadual e privada em dois pontos: o drive-thru no Centro de Eventos, para que optou ir de carro, e na Escola Barão do Rio Branco, no bairro Pinheiro, para quem foi a pé. Em ambos os locais, houve enormes filas.

Para garantir um bom lugar, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dilza Flores Albrecht, Zeni Camargo, 57, chegou cedo ao drive no Centro de Eventos. Sem medo do frio e do nevoeiro, ela estava no local desde as 6h30 e recebeu a primeira dose da imunização pouco antes das 10 horas. "Estava numa expectativa muito grande. Essa vacina representa o começo do retorno, do novo normal", diz.

Alguns carros atrás de Zeni estava a professora da Escola Corujinha, Estefânia Moura de Mello, 30. Quando chegou à fila, Estefânia diz ter encontrado cerca de 30 veículos na frente.

"É um momento de muita emoção pelo qual esperava muito", conta. Por ser uma instituição particular, a escola onde Estefânia trabalha já retomou as atividades presenciais. "Estávamos todos com muitas saudades. As crianças estavam ansiosas pelo contato, por poder voltar a brincar com os coleguinhas e professores", destaca. A vacinação deste público na cidade seguiu a ordem de prioridades definida pelo Programa Nacional de Imunizações.

Agilidade na aplicação

longas filas se formaram Foto: Diego da Rosa/GES
Apesar das filas, a agilidade na aplicação fez com que o tempo de espera não fosse tão longo. No ponto de vacinação a pé, uma das beneficiadas foi a professora da Escola Anjos Travessos, Paula Daiana da Silva, 43. Ela chegou por volta das 8h30 e foi vacinada com menos de duas horas de espera.

"Já havia sido uma felicidade quando iniciou a vacinação dos professores com doses remanescentes na cidade", comenta.

Auxiliar de limpeza na Escola Municipal Francisco Cândido Xavier, Silvia Aparecida da Silva Figueiredo, 47, resumiu bem a sensação ao sair da sala de aula após receber a primeira dose do imunizante.

"É uma bênção. O momento pelo qual todos nós esperávamos", frisa. Para o secretário municipal da Educação, Ricardo da Luz, a vacinação representa o respeito da administração pelos profissionais da área.

Primeiro passo para o retorno às escolas

O secretário da Educação, Ricardo da Luz, classificou a vacinação como o "primeiro passo para o retorno" das aulas presenciais nas escolas. "Não quer dizer que vamos voltar logo, mas é o início de um processo. Não queremos dar nenhum passo atrás. A vacinação dos profissionais da educação é fundamental. Só quem trabalha com educação sabe que os riscos de contaminação existem, apesar de todos os protocolos", avalia. "Queremos preservar também os estudantes e as famílias tanto do ponto de vista pedagógico quanto sanitário. Não existe educação infantil sem contato", pontua o secretário.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.