Publicidade
Notícias | Região Pedágio

Após reclamações de prefeituras, EGR analisa se mantém ou suspende isenções em pedágios

Prazo para o recadastramento dos usuários que desejam continuar isentos encerra-se em 11 de junho

Por Jean Peixoto
Publicado em: 01.06.2021 às 22:00

O pedágio de Portão fica localizado no Km 13 da RS-240, no Rincão do Cascalho Foto: Diego da Rosa/GES
Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (1º), na Câmara de Portão, o vereador Alexandro Argenta, o Leco (MDB), divulgou que, em conversa com o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, foi informado que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) publicaria uma resolução garantindo o direito à isenção da tarifa de pedágio aos veículos emplacados em Portão que trafegam pela RS-240, diferente da informação recebida inicialmente. Segundo Leco, a publicação ocorreria ainda no decorrer da terça-feira. No entanto, Costella esclarece que a partir desta terça-feira a estatal iniciou a análise sobre a resolução.

Conforme a proposta, a isenção seria mantida para os proprietários de veículos que comprovassem residência em Portão, e com limite de dois veículos por CPF. O vereador portonense ressalta que a EGR havia informado à população que seriam isentos apenas os moradores da região conhecida como Rincão do Cascalho, onde, na altura do quilômetro 13 da rodovia, fica situada a praça de pedágio.

O presidente da EGR, Marcelo Gazen, afirma que embora a estatal esteja, de fato, analisando as solicitações recebidas, não há nada de concreto. A nova resolução estaria em fase de análise para ser publicada até esta sexta-feira (4). Gazen explica que, além da prefeitura de Portão, gestores de outros municípios, como a cidade de Coxilha, também apresentaram reclamações referentes ao recadastramento e perda das isenções. Ele reitera que o cadastro é uma das etapas para a implementação do novo sistema de cobranças nas praças de pedágio.

Para solicitar a renovação da isenção, é necessário preencher o formulário disponível no site www.egr.rs.gov.br/conteudo/5129/isencao-de-tarifa. O motorista precisa enviar o documento de identidade (RG, CPF ou CNH), registro do veículo (CRLV) e comprovante de residência em nome do beneficiário aos e-mails ouvidoria@ egr.rs.gov.br ou operacional@egr.rs.gov.br. O prazo para o recadastramento encerra-se no dia 11 de junho. 

Comunidade reclama

O vereador Leco destaca que existem escolas e empresas em ambos os lados da praça de pedágio. “Até mesmo pelo zoneamento das escolas, alguns pais precisam atravessar o pedágio para levar os filhos nos colégios em que estão matriculados. Além disso, tem muitas empresas.” Leco também comenta que as pessoas têm encontrado dificuldades para realizar o cadastramento devido à instabilidade do site e à desatualização do formulário.

Na sexta-feira, o prefeito Kiko Hoff, fez uma transmissão em suas redes sociais na qual manifestou toda a sua insatisfação com as mudanças. No vídeo, Hoff disse que entrou com uma ação civil pública contra a EGR e acrescentou que se houver cobrança para os portonenses que hoje são isentos, ele fará melhorias no desvio do pedágio para facilitar a rota de fuga da população.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.