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Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

BR-116: ponte do Rio dos Sinos terá bloqueio para mais uma etapa da obra de duplicação

Dnit prevê cinco datas para realização do serviço

Publicado em: 27.10.2021 às 09:55 Última atualização: 27.10.2021 às 13:35

As obras da ponte sobre o Rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, devem ser retomadas esta semana. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), das 22 horas de quinta (28) até as 6 horas de sexta-feira (29) haverá a colocação das pré-lajes da nova ponte no quilômetro 245.

Obra na ponte do Rio dos Sinos no início de outubro
Obra na ponte do Rio dos Sinos no início de outubro Foto: Inezio Machado/GES

Com isso, o trânsito terá bloqueio parcial da faixa da direita para quem trafega no sentido capital-interior.

A interrupção volta a ocorrer no mesmo horário na sexta-feira à noite e, depois, nos dias 3, 4 e 5 de novembro para a conclusão do serviço. O local contará com sinalização ostensiva, inclusive com dispositivos noturnos, para garantir a segurança dos usuários da rodovia e dos trabalhadores.

Durante os cinco dias da operação, serão lançadas 120 pré-lajes, que compõem os vãos central e intermediário da nova ponte, no sentido capital-interior. Esses elementos pré-moldados possuem 3 metros por 1 metro e pesam 750 quilos cada um.

Após a instalação total das pré-lajes, as equipes seguem com a concretagem das lajes dando forma à pista.

O bloqueio parcial ocorre nos horários de içamento das pré-lajes (das 22 horas às 6 horas), ficando a rodovia totalmente liberada ao tráfego durante o dia. A mesma operação será realizada, em data a ser programada, para a instalação das pré-lajes no sentido oposto.

Conclusão prevista para 2022

A expectativa do DNIT é que as duas pontes sobre o Rio dos Sinos sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2022. As obras dessas travessias iniciaram em março deste ano. Atualmente, as estruturas estão com 75% dos serviços executados.

Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR-116, no complexo do Rio dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do Rio dos Sinos.

Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – por onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal, quando concluídas, terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas estão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do Rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.

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