Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região TROCA NA DIOCESE

Papa Francisco nomeia novo bispo da diocese de Novo Hamburgo

Anúncio da mudança foi feito por Dom Zeno Hastenteufel no início da manhã

Publicado em: 19.01.2022 às 08:15 Última atualização: 19.01.2022 às 08:45

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (19) o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo. Quem assumirá é dom João Francisco Salm, transferido da diocese de Tubarão, em Santa Catarina. O anúncio da mudança foi feito por dom Zeno Hastenteufel no início da manhã de hoje na Catedral São Luiz Gonzaga com a leitura da carta enviada pelo papa.

Papa Francisco nomeia novo bispo da diocese de Novo Hamburgo
Papa Francisco nomeia novo bispo da diocese de Novo Hamburgo Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Dom João assumirá o cargo após a renúncia de dom Zeno ter sido aceita pelo Vaticano. O procedimento tradicional é feito sempre que um bispo completa 75 anos. O novo bispo chegará ao município no início da noite desta quarta-feira.

Novo bispo de Novo Hamburgo é catarinense

Dom João Francisco Salm, confirmado na manhã desta quarta-feira como novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, nasceu e teve sua formação religiosa no vizinho Estado de Santa Catarina. Ele é natural de São Pedro de Alcântara, município de São José, onde nasceu em 11 de outubro de 1952. Dom João substituirá dom Zeno Hastenteufel, que, aos 75 anos, torna-se administrador diocesano de Novo Hamburgo. A posse de dom João ainda não tem data definida.

Dom João Francisco Salm
Dom João Francisco Salm Foto: Diocese de Tubarão/Reprodução

Filho de Francisco Salm e de Maria Ida Schmitt Salm, tem um irmão e três irmãs. Fez os estudos primários em sua terra natal, completando-os no Pré-Seminário de Antônio Carlos, SC, onde ingressou com a idade de 12 anos, em fevereiro de 1965.

De 1967 a 1972 fez os estudos ginasiais e do segundo grau no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Azambuja, Brusque, SC. De 1973 a 1975, frequentou a primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, em cuja grade curricular constavam todas as disciplinas da Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque, FEBE, hoje UNIFEBE. De 1975 a 1979, fez o curso de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, ITESC, em Florianópolis.

Foi ordenado diácono em 13 de maio de 1979, em Camboriú, SC, e presbítero em 30 de junho de 1979, no Santuário de Azambuja, em Brusque. De janeiro de 1980 ao final de 1983, exerceu o ministério de professor e orientador dos alunos do Seminário Menor Metropolitano, de Azambuja.

Em janeiro de 1984, foi nomeado reitor do Santuário Episcopal Nossa Senhora de Azambuja e reitor do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Azambuja, Brusque. Em março do mesmo ano foi nomeado administrador paroquial da Paróquia de Santa Catarina, em Dom Joaquim, Brusque. Exerceu esses cargos em Azambuja e em Dom Joaquim até o final de 1991.

De janeiro de 1992 ao final de 2008, exerceu o ministério de reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. De junho de 1992 até 1996, foi juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis. Durante o ano de 2006 e no segundo semestre de 2008, foi coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Florianópolis. De janeiro de 2009 ao final de 2011, foi pároco da Paróquia de Santa Teresinha, em Brusque. De março a novembro de 2011, foi administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis.

De novembro de 2011 até sua nomeação como bispo diocesano de Tubarão, em 26 de setembro de 2012, foi ecônomo arquidiocesano e coordenador da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Florianópolis. Foi membro, por diversos períodos, do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis, como representante dos seminários da Arquidiocese.

Em 15 de janeiro de 2015, o Papa Francisco o nomeou Administrador Apostólico da Diocese de Blumenau, de onde chega a Novo Hamburgo. Ele estará na Diocese de Novo Hamburgo na manhã desta quinta-feira, 20, onde concede coletiva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.