Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região MAUS-TRATOS

Cães e pássaros mortos podem ter sido envenenados em Parobé

Prefeitura e Patrulha Ambiental tentam confirmar causa dos óbitos e descobrir eventual responsável

Publicado em: 11.02.2022 às 13:24 Última atualização: 11.02.2022 às 15:26

A prefeitura de Parobé e a Patrulha Ambiental (Patram) apuram as causas e circunstâncias das mortes de três cães na Rua Iraí, no bairro Nova Parobé. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, moradores da região encontraram diversos animais mortos na quinta-feira (10). Além dos três cães, vários pássaros morreram. A suspeita é que eles tenham sido envenenados.

Apesar de apresentar sintomas de envenenamento, um dos cães sobreviveu
Apesar de apresentar sintomas de envenenamento, um dos cães sobreviveu Foto: PMP/Especial
Após as denúncias dos moradores, a pasta fiscalizou a região, recolheu os animais mortos e acabou encontrando um cão ainda com vida - que no momento está sob cuidados veterinários.

Secretária de Meio Ambiente, Melissa Vilche Pires confirma que a análise inicial indica que os animais foram envenenados. A prefeitura e a Patram buscam por pistas para tentar identificar os responsáveis e já procederam com o registro da ocorrência na Brigada Militar.

Denúncias podem ser feitas a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (51) 3543-8695 ou para a Brigada Militar pelo telefone 190.

Penas para maus-tratos a animais estão mais severas

Segundo a secretária de Parobé, desde 2020, a legislação brasileira prevê punições mais severas para quem maltrata animais, em especial cães e gatos. "A pena agora é de 2 até 5 anos de prisão, contra os 3 meses até 1 ano anteriores", destaca.

Nos casos de envenenamento por "chumbinho", o crime é contra a saúde pública, com penas que podem ser ainda maiores. “Inclusive, quem vende esse produto também está praticando um crime”, alerta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.