Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região COVID-19

Estado retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir desta quarta-feira

Decisão foi tomada nesta tarde pelo Gabinete de Crise após análise de nota técnica do Comitê Científico. Nova orientação passa a valer a partir da publicação do decreto

Por Da redação
Publicado em: 15.03.2022 às 16:37 Última atualização: 15.03.2022 às 16:46

Seguindo a nota técnica de especialistas do Comitê Científico, o Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul decidiu nesta terça-feira (15) pela liberação das máscaras em ambientes abertos no Estado. A nova norma passa a valer a partir da publicação do decreto, prevista para esta quarta-feira (16).

Estado retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre
Estado retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre Foto: AdobeStock
O texto apresentado pelo Comitê e acolhido pelo Gabinete de Crise segue a linha do que foi decidido em Porto Alegre na última sexta-feira (11), quando o prefeito Sebastião Melo (MDB) editou um decreto desobrigando a utilização do equipamento de proteção em locais públicos.

Especialistas consultados pelo Estado recomendam que, em casos de aglomerações, a máscara seja mantida. Também indicam o uso do equipamento a pessoas com doenças autoimunes, não vacinadas e usuárias de medicação imunossupressoras.

Mesmo com a decisão estadual, os municípios têm autonomia para adotar medidas mais restritivas em relação ao Estado, ou seja, podem manter o uso obrigatório dentro da cidade. O que se viu desde a semana passada, porém, foi uma corrida de prefeitos pela liberação dos equipamentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.