Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região FLEXIBILIZAÇÃO

Feliz desobriga o uso de máscara em locais abertos e fechados

Contudo, proteção facial ainda é obrigatória em estabelecimentos públicos e privados de saúde; nota técnica do governo do RS sobre o assunto deve ser publicada nesta terça-feira

Publicado em: 15.03.2022 às 08:35 Última atualização: 15.03.2022 às 14:23

A flexibilização do uso de máscaras encabeçada por Porto Alegre no final da semana passada – e que ainda é discutida pelo Governo do RS –, começa a se ampliar pela região. Na noite de segunda-feira (14), a prefeitura de Feliz anunciou nas redes sociais que o uso da proteção facial passa a ser facultativo, tanto em espaços abertos quanto fechados. A decisão se aplica a todas as faixas etárias. A cidade do Vale do Caí é a primeira a liberar o uso do equipamento de proteção individual (EPI) na região.

Na sexta-feira, Gravataí retirou a obrigatoriedade de uso da máscara ao ar livre. Já Estância Velha apresentou projeto para liberar o uso do EPI.

Uso de máscara é liberado em espaços abertos e fechados em Feliz
Uso de máscara é liberado em espaços abertos e fechados em Feliz Foto: Agência Brasil
"O não uso de máscara é algo que está tomando força nos últimos dias, motivado principalmente pelo cenário epidemiológico favorável. Ao mesmo tempo, em que o esvaziamento dos casos de Covid-19 e o avanço do percentual de vacinação permitem a flexibilização dos protocolos, precisamos nos manter atentos quanto a evolução da doença", afirmou o prefeito Junior Freiberger.

De acordo com a administração, desde janeiro o número de casos e atendimentos por Covid-19 caíram em 90% na cidade. Além disso, a cobertura vacinal com a primeira dose é de 82% e com duas doses é de 77%.

O uso de máscara, no entanto, segue sendo obrigatório em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde, como Unidades Básicas de Saúde, hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas médicas e odontológicas e casas geriátricas. Tanto funcionários, quanto pacientes, acompanhantes ou visitantes devem fazer uso da proteção facial nestes locais.

No decreto, a utilização da máscara também é recomendada para imunossuprimidos e imunodeprimidos, portadores de doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes, idosos e pessoas que ainda não tenham o esquema vacinal completo. Quem estiver contaminado ou com suspeita de Covid-19, é obrigado a fazer uso do item durante todo o período de transmissão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.