Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ELEIÇÕES 2022

Leite é o segundo governador do Estado a deixar o cargo para concorrer

Governador anunciou nesta segunda-feira sua renúncia visando à campanha presidencial. Em 1990, Pedro Simon fez o mesmo movimento, mas para disputar o Senado

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 28.03.2022 às 14:51 Última atualização: 28.03.2022 às 15:09

Eduardo Leite (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (28) sua saída do governo gaúcho em nome de uma possível candidatura à Presidência. O movimento não é inédito, mas uma raridade na história do Rio Grande do Sul. Desde a volta do voto direto para governador, há 40 anos, apenas Pedro Simon (MDB) havia tomado atitude semelhante.

Leite é o segundo governador do Estado a deixar o cargo para concorrer
Leite é o segundo governador do Estado a deixar o cargo para concorrer Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Diferentemente de Leite, porém, a pretensão de Simon não era o Palácio do Planalto, mas a retomada da cadeira no Senado. Eleito governador em 1986, o caxiense se afastou do governo em abril de 1990 para concorrer, sendo substituído no Piratini por Sinval Guazelli, ex-governador do período militar, que trocou de lado no fim do regime ditatorial.

Antes de Simon, apenas um governador deixara de concluir o mandato desde a queda do Estado Novo, mas não por opção própria: Ildo Meneghetti, eleito pela segunda vez para ocupar o Palácio Piratini em 1962. Foi o nome escolhido pelos gaúchos para substituir Leonel Brizola.

Sempre fiel aos militares, ele apoiou o golpe de 1964, chegando a mudar a sede do poder de Porto Alegre para Passo Fundo, temendo que as forças leais a João Goulart o retirassem do cargo. Tamanha lealdade, contudo, foi insuficiente para livrá-lo das ordens dos fardados que ocupavam Brasília. Em setembro de 1966, os militares decidiram encurtar o mandato de Meneghetti e entregar o poder a Walter Peracchi Barcellos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.