Publicidade
Notícias | Região EDUCAÇÃO

Liberato e Marinha do Brasil reafirmam acordo de cooperação para pesquisa científica

Parceria de oito anos resultou na criação do Prêmio Marinha do Brasil de Incentivo à Ciência e no desenvolvimento de projetos de pesquisa

Por Joceline Silveira
Publicado em: 14.07.2022 às 21:42

A Marinha do Brasil (MB) e a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha deram mais um passo na parceria de cooperação técnica entre as duas instituições, que busca a promoção de ensino e de pesquisa. Na última quarta-feira (13), representantes debateram o assunto durante reunião na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Desde 2014, a Marinha participa da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC através do Programa de Mentalidade Marítima (PROMAR), onde o público que visita a feira tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pesquisas desenvolvidas na Amazônia Azul e Antártica. A exposição denominada “O Brasil na Antártica e a Amazônia Azul”.

“São oito anos de uma parceria que deu muito certo. Além de participar da feira eles ministram palestras em escolas públicas e particulares da região sobre o PROANTAR, Amazônia Azul, Ilha da Trindade e Arquipélago de São Pedro e São Paulo, que já se tornaram uns dos grandes atrativos da Mostra”, pondera o diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans. A Fundação é a única escola técnica que a Marinha tem parcerias. Até então, as parcerias eram apenas com universidades.

Durante o encontro na Capital Federal, Hans e a professora Jaqueline Brummelhaus foram recebidos pelo Contra-Almirante, Marco Antônio Linhares Soares, e pelo Comandante Camilo Menezes de Souza, um dos grandes incentivadores da participação da Marinha na Mostratec. O Contra-Almirante Linhares destacou que a SECIRM continuará apoiando a feira, bem como colaborando com o desenvolvimento de projetos que envolvam pesquisas marítimas: “temos que apoiar cada vez mais os jovens para que busquem soluções para o desenvolvimento do país”, destacou o Almirante.

Prêmio Marinha do Brasil

O prêmio Marinha do Brasil foi criado em 2019, pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), para promover a mentalidade marítima entre os participantes da Mostratec. Desde então, a Marinha já proporcionou aos participantes vencedores dos projetos no “Prêmio Marinha do Brasil de Incentivo à Ciência” uma expedição à Ilha da Trindade, em 2019 e, neste ano, a visita ao Navio Antares, no Rio de Janeiro. O reconhecimento consiste na oportunidade desses jovens terem contato com os projetos desenvolvidos pelas Organizações Militares da MB nessa área.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da embarcação, seu papel no desenvolvimento de ações voltadas para a ciência e tecnologia e os equipamentos e técnicas utilizados no cumprimento de suas atribuições. Iniciativas que devem seguir nas próximas edições da feira.

”A participação da Marinha na Mostra e as visitas nas escolas já estão garantidas, assim como as premiações aos alunos vencedores", adianta Hans, se referindo á imersões nas Ilhas de Trindade e São Pedro, onde os estudantes participam das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores no Instituto de Pesquisas da Marinha. “Estamos vislumbrando outras premiações em parceria com a Marinha, pois a repercussão e os desdobramentos desse tipo de oportunidade, aguça o interesse e o entusiasmo desses jovens cientistas. E isso reflete no número de pesquisas nos oceanos, que aumentou significativamente”, completa.

Projetos

Imersões na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Ilha Rei George, e a travessia de navio entre Rio Grande e o Rio de Janeiro, para alunos do ensino médio vencedores da Mostratec estão entre as opções sugeridas. “A Antártica não está descartada, mas por ficar fora do Brasil fica um pouco mais complicado, contudo a possibilidade foi levantada”, revela diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans.

E os pequenos não ficarão de fora: para os estudantes do ensino fundamental vencedores da Mostratec Júnior, visitas técnicas ao Porto de Rio Grande estão entre as premiações vislumbradas entre a parceria.

Trabalho em conjunto

 Murilo Henrique Schá, Naomi Nunes Dornelles e Nicolas Eduardo Hugendobler envolve a dessalinização da água, tornando a água salgada potável.
Murilo Henrique Schá, Naomi Nunes Dornelles e Nicolas Eduardo Hugendobler envolve a dessalinização da água, tornando a água salgada potável. Foto: Fundação Liberato/Luis Eduardo Selbach
Atualmente um grupo de alunos da Liberato trabalha junto com pesquisadores da Marinha no projeto "Water without Borders" (em tradução direta, "Água sem Fronteiras"). A pesquisa realizada por Murilo Henrique Schá, Naomi Nunes Dornelles e Nicolas Eduardo Hugendobler envolve a dessalinização da água, tornando a água salgada potável.

Com o avançar da pesquisa, os estudantes receberam o convite do Tenente Paulo Sedrez e da doutora em Engenharia Química Cristina Pereira, da Marinha do Brasil, para conhecer o laboratório do Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A visita ocorreu no final de junho. O local é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina, com atuação em diferentes áreas, como mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Segundo a orientadora do projeto, a professora Schirlei Viviane Rossa, foi uma ótima oportunidade para ver a aplicação e fabricação de membranas utilizadas em processos de separação. “Eles puderam sanar várias dúvidas acerca de sua ideia e perceber o quanto pesquisas nessa área são relevantes e podem ajudar em problemas da nossa sociedade, como a geração de água potável a partir da energia solar e até mesmo o tratamento de resíduos”. As pesquisas seguem em paralelo, com os estudantes em Novo Hamburgo e no Rio de Janeiro com os pesquisadores da Marinha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual