Publicidade
Notícias | Região IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra Covid para crianças de 3 e 4 anos começa com baixa procura na região

No Estado há cerca de 172 mil doses remanescentes já distribuídas, enquanto o público total estimado dessa faixa etária em todo Rio Grande do Sul é de 281 mil crianças

Por Joceline Silveira*
Publicado em: 22.07.2022 às 19:15

Crianças de 3 e 4 anos moradoras da região começaram a se vacinar contra a Covid-19 com a primeira dose na sexta-feira (22) e o movimento nos postos de saúde foi baixo. A prioridade inicial, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, é para as crianças imunodeprimidas, conforme a disponibilidade de vacinas CoronaVac em estoque nos municípios. No Estado há cerca de 172 mil doses remanescentes já distribuídas, enquanto o público total estimado dessa faixa etária em todo Rio Grande do Sul é de 281 mil crianças.

Thayla dos Santos, 4 anos, foi imunizada em Sapiranga
Thayla dos Santos, 4 anos, foi imunizada em Sapiranga Foto: Prefeitura de Sapiranga/Vitor Carvalho
Em Sapiranga, apesar da oferta das doses em todas as unidades de saúde para todas as crianças a partir de 3 anos - não apenas para imunodeprimidas -, o movimento foi abaixo do esperado. Conforme levantamento feito pela reportagem durante a sexta-feira, nove crianças desta faixa etária foram imunizadas.

Em Parobé o movimento também foi tranquilo na UBS Integração, no bairro Alexandria, que concentra a imunização para este novo público. Até as 17 horas da sexta, vinte crianças haviam sido imunizadas.

Outras cidades

São Leopoldo

O município deve começar a oferecer a vacinação contra a Covid para a faixa etária de 3 a 4 anos de idade, especificamente, com as crianças imunossuprimidas, na terça-feira (26). A vacinação ocorrerá na sede social da Sociedade Ginástica (na Rua Conceição, 279, Centro), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Poderão receber a dose, crianças com imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade), quimioterapia para câncer, transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopoieticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas com HIV/Aids, uso de corticoides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, 14 dias; e uso de drogas modificadoras da resposta imune.

No momento da vacinação, será necessário apresentar comprovante da condição de saúde, assinado e carimbado, em versão original.

Sapucaia do Sul

A cidade iniciou a aplicação da vacina Coronavac para a faixa etária nesta sexta-feira (22), em todos os postos de saúde. Não é necessário agendamento. Cada sala de vacina terá 50 doses destinadas exclusivamente para o público, reservando a segunda dose para ser administrada 28 dias após a primeira.

Esteio

Aguarda envio de doses e orientação do Estado. Não há previsão.

Portão

Aguarda orientação do Estado. Previsão é de início na próxima semana.

Capela de Santana

Aguarda orientação do Estado. Sem previsão de início.

Gramado

A vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos iniciou na quinta-feira (21) nos postos de saúde de Gramado. A imunização para o grupo será feita conforme a disponibilidade de doses. Neste primeiro momento são apenas 100 disponíveis.

A imunização das crianças está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Floresta nas segundas-feiras, das 7h30 às 11 horas; na UBS do Centro nas terças-feiras, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas. Na UBS do bairro Várzea Grande, a vacina fica disponível nas quintas-feiras, das 7h30 ao meio-dia e das 13 às 16 horas. Os responsáveis precisam apresentar a caderneta de vacinação dos pequenos no momento da vacinação.

Canela

A Prefeitura de Canela informa que o município está recebendo uma nova remessa de vacinas contra o coronavírus destinada à aplicação em crianças de 3 e 4 anos de idade. A imunização deste público inicia na próxima terça-feira (26) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30.

No momento da vacinação é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, Cartão SUS ou CPF dos pequenos. Obrigatoriamente, a criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsável maior de 18 anos.

*Colaborou: Priscila Carvalho, Fernanda Fauth e Mônica Pereira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual