Publicidade
Notícias | Região VEJA AS FOTOS

Verduras, bergamotas e até bananeira viram adereços no desfile do colono em Lindolfo Collor

Evento do Dia do Colono e do Motorista reuniu dezenas de tratores e caminhões na manhã deste domingo

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 24.07.2022 às 14:09 Última atualização: 24.07.2022 às 14:15

Em Lindolfo Collor, como em diversos municípios da região, o domingo foi dia de homenagear aqueles trabalhadores que se dedicam todos os dias para garantir comida na mesa das famílias do campo e da cidade. Para o produtor, desfilar pelo município com seu trator enfeitado é motivo de orgulho.

“Para nós é uma grandeza. Porque se o colono não produz, o pessoal na cidade não come. O colono é o carro chefe, se ele parar, tudo para”, diz o produtor rural Adriano Daniel Berwian.

Com bergamotas, couves, canas de açúcar e até uma bananeira, o trator era um dos mais enfeitados das dezenas de veículos que formavam fila desfilando pelos bairros do município no desfile da Festa do Colono e do Motorista de Lindolfo Collor. O percurso iniciou no bairro 14 Colônias e percorreu diversas localidades do interior e o centro da cidade durante cerca de duas horas.

A preparação envolveu a família de Berwian e a do vizinho, Reni Kich. O trabalho começou na tarde do sábado e foi até tarde da noite. Na manhã do domingo, Berwian acordou cedo para tratar dos animais e dar conta do serviço da propriedade. “Na roça, a lida é assim, não tem sábado, domingo, feriado, dia de chuva, nada. É direto”, afirma.

Puxado por um trator, um reboque virou bar sobre rodas, com cadeiras, comida e um isopor com cerveja, “porque o colono não só trabalha, né?”, brinca Berwian.

Os agricultores e motoristas vieram de todas as partes do município, com caminhões, caminhonetes e tratores enfeitados. Nos reboques, cadeiras e até sofás acomodavam as famílias. Na frente das casas, os moradores aguardavam a passagem do desfile e faziam fotos.

Reconhecimento a quem produz

Esta foi a segunda edição do desfile no município. O prefeito Gaspar Behne afirma que o objetivo é dar reconhecimento aos produtores rurais e mostrar para a comunidade em geral a diversidade da agricultura local.

“É uma forma de divulgar, porque é bem diversificada nossa produção rural, são vários tipos de alimentos. Criamos o evento para dar o reconhecimento aos produtores rurais e mostrar para a comunidade o que o produtor tem, o tipo de maquinário. É um mérito da nossa comunidade que tem tanto produtor rural.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual