Publicidade
Notícias | Região CULTURA

Traje típico alemão é tema de exposição promovida pelo Centro Cultural Eintracht

Mostra 'Com que roupa eu fui...eu vou?' foi inaugurada nesta segunda-feira (25) no hall da Assembleia Legislativa do RS

Por Joceline Silveira
Publicado em: 25.07.2022 às 19:05

Um prato cheio para quem aprecia indumentária típica, pesquisa e história é a iniciativa promovida pelo Centro Cultural Eintracht, de Campo Bom, com apoio da Universidade Feevale. Na exposição 'Com que roupa eu fui...eu vou?', inaugurada nesta segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, são apresentados 18 trajes folclóricos e suas referências atuais.

A mostra, alusiva aos 198 anos da imigração alemã no Brasil, faz relação entre o folclore e o dia a dia. “São usos, costumes e indumentária que trazem significados culturais ricos, construídos ao longo dos séculos, por meio de encontros entre influências. Os elementos folclóricos têm um pouco da história de muitas gerações e seguem influenciando nosso jeito de ser no mundo”, explica a coordenadora de projetos do Centro Cultural Eintracht, Hebe Vetter Cardoso, que é curadora da exposição ao lado de Felipe Torres Weschenfelder.

A exposição também integra as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, que ocorrerá em 2024. Estão disponíveis para visitação, por exemplo, roupas de noivas de branco, de preto e do folclore pomerano de Kaschuben. Esta última indumentária era usada não só em casamentos, mas em festividades como batizados e atos fúnebres, variando apenas as cores de lenço, aventais e acessórios.

A mostra poderá ser conferida em dois locais: até sexta-feira (29) no hall de entrada da Assembleia Legislativa; e, de 1º a 5 de agosto, no saguão da Prefeitura de Campo Bom.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual