Publicidade
Notícias | Região PAIXÃO PELA LEITURA

Menino de 11 anos lança seu primeiro livro em Novo Hamburgo

Apaixonado pela leitura, o estudante Thomás Henz Brand tem mais de 300 livros em sua casa, todos lidos

Por Susi Mello
Publicado em: 27.07.2022 às 05:44 Última atualização: 27.07.2022 às 16:22

Um menino hamburguense de 11 anos, que encanta quando fala sobre sua paixão por leitura, lançará seu próprio livro na sexta-feira (29). Nele estará uma história recheada de aventura, que destacará a importância da amizade e companheirismo.


Thomás Henz Brand, que tem em sua casa mais de 300 livros - todos lidos - e retira livros com muita frequência de biblioteca, é o autor de "Natalho, o espantalho - Em busca da Chave da Vida", que será apresentado no próximo dia 29, em Novo Hamburgo. O texto, escrito quando ele tinha sete anos e que passou por ajustes, recebeu ilustrações em aquarela e lápis de cor feitas por ele mesmo. É a primeira obra literária do aluno do Colégio Farroupilha, onde o livro já foi lançado neste mês na instituição de ensino da capital gaúcha.

"Sempre escrevi, desde muito pequeno. Quando eu não sabia escrever, eu criava histórias em formato de quadrinhos. Eu desenhava e pintava todas as minhas histórias. Depois aprendi a ler e passei a inserir escrita nos meus desenhos", explica Thomás, que lançará o livro, das 15 horas às 17h30, na Livraria Novo Hamburgo, na Rua Joaquim Nabuco, 791, Centro, local que frequenta desde que tinha três anos. Eva Castilhos, a proprietária da loja que tem muitos livros infantis, salienta que ele é uma criança diferenciada. "Temos outras crianças neste perfil, mas ele nos surpreende", acrescenta. O livro custará R$ 44,90.

A história

O livro conta a história de Natalho, um espantalho, que vivia em uma fazenda, e seu melhor amigo, o Emilhaudo, um milho. Um dia, por conta de uma tempestade que varreu toda a plantação, Emilhaudo morreu.

É nesse momento que Natalho vai em busca da chave da vida com a intenção de trazer de volta seu amigo. Ficou curioso para saber se ele encontrou a chave? Basta ler o livro de Thomás, que nasceu no Dia do Gaúcho, dia 20 de setembro, é filho do advogado Pedro Gilberto Brand e da terapeuta Vivian Henz Brand, e irmão da Laura, de 2 anos, que adora ouvir historinhas.

Mais livros a caminho

Ele resolveu publicar um livro e não deve ficar somente nesse: já tem vários textos prontos para transformá-los em obras literárias. "Eu sempre fui incentivado pela minha família a ler, frequentar livrarias e bibliotecas. E tenho interesse genuíno pelos livros, histórias, escritores. Meu passeio preferido sempre foi ir a livrarias e às bibliotecas. Não passo um dia sem ler e escrever", resume o menino.

"Desde pequeno dizia que a alma dele estava ali nos livros. Ele viajava junto com a história e vinha com alegria e motivação contar o que tinha lido, o que tinha observado e os detalhes de cada livro. Sempre falei que nunca abrisse mão daquilo que fazia a sua alma ser feliz", declara Vivian.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual