Publicidade
Notícias | Região VEJA AS FOTOS

Temperaturas altas trazem ‘primavera antecipada’ e flores tomam conta da paisagem urbana

Bastaram alguns dias de calor, para a floração dar às caras. Ipês e manacás-da-serra já são vistos nas ruas

Por Susi Mello
Publicado em: 03.08.2022 às 06:00 Última atualização: 04.08.2022 às 10:03

A árvore manacá-da-serra, plantada há pouco mais de um ano na calçada em frente à casa de moradores do bairro Rondônia, atrai quem passa pela Rua Pedro Petry. "As pessoas passam de carro e acabam estacionando para fotografar em frente dela", conta a aposentada Célia da Silva Cardoso, 87 anos, que também admira a árvore plantada por seu marido, o militar aposentado, Flávio Marques Cardoso, 83 anos. A árvore foi comprada em Picada Café e recebe os cuidados do marido.

Manacá-da-serra em frente da casa do casal Célia e Flávio virou atração no Rondônia
Manacá-da-serra em frente da casa do casal Célia e Flávio virou atração no Rondônia Foto: Susi Mello/GES-Especial
O que as pessoas fazem diante da beleza da árvore não é algo de estranhar. O florido dessa e outras espécies de árvores, como ipês amarelos e roxos, tem atraído olhares de quem circula pela região. Ou seja, bastaram alguns dias de temperaturas mais altas, para a floração dar às caras.

Afinal de contas, como sublinha o técnico florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carlos Drumm, as plantas não acompanham o nosso calendário. "Elas acompanham o clima", salienta. E como não se surpreender? "Como foram duas semanas de calor em julho, as plantas emitiram os botões florais. Em agosto, com o frio, pode ficar mais em dormência, enquanto no calor as partes vegetativas, como folhas, brotos e floração, reagem", explica.

É por isso que os dias mais quentes, registrados em julho, colaboraram para o processo de floração. O ipê tem oferecido manchas coloridas com suas flores amarelas ouro e roxas. Além dele e do manacá-da-serra, aponta o coordenador da Emater/Ascar de Novo Hamburgo, Carlos Roberto Rocha, flores de pessegueiro e de ameixeira oferecem o colorido aos dias de inverno. "Essas duas últimas árvores, no entanto, anteciparam a floração, já que elas são esperadas entre final de agosto e setembro", explica.

Mas como não há calendário tão fixo para plantas, como aponta o técnico florestal da Semam, o que nos resta é apreciar.

Pela região

A prefeitura de Morro Reuter está fazendo o plantio de 200 mudas de manacá-da-serra. Os trabalhos iniciaram pela Rua Olíbio Kilpp (antiga Rua São Paulo), no Centro. Há vários pontos pela cidade em que as flores chamam a atenção, como no Centro e na Linha Gorgen.

Tradicionalmente, a prefeitura faz o plantio desta espécie em junho em comemoração ao mês do meio ambiente. Por suas características, sempre aparece em listas de árvores recomendadas para áreas urbanas, pois suas raízes não são agressivas e não destroem calçadas e muros, além de seu porte pequeno ou médio não afetar a rede elétrica.

Na cidade, os locais que recebem o plantio dos manacás são definidos na medida em que há um desejo coletivo dos moradores da rua de receber as plantas e garantir seu cuidado o que inclui a rega regular.

Veja fotos

Podas de árvores frutíferas

O coordenador da Emater/Ascar hamburguense informa que em julho foi realizado um curso de podas de árvores frutíferas com os agricultores de Lomba Grande. No encontro houve demonstração de podas em ameixeira, pessegueiro e macieira.

Interessados em receber as orientações podem contatar pelo telefone (51) 3596-1022 com os agrônomos Yuri Becker ou Georgia Santana, da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural da Prefeitura, em Lomba Grande. Rocha explica que as frutíferas que podem ser podadas são a de uva, caqui, figo, maça e mirtilo. Já as de pêssego e ameixa, que já estão floridas por conta do veranico, devem ser podadas no próximo ano ou, se necessário retirar galhos secos, que seja feito entre setembro e outubro.

O técnico florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carlos Drumm, salienta que, para a poda de árvore frutífera, seja utilizada a técnica adequada da espécie.

Em relação a outros tipos de árvores, como as ornamentais, o ideal é não fazer poda alguma para que produzam a floração ou, quando não há flor, se mantenham saudáveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual