Publicidade
Notícias | Região EVENTO DO FIM DE SEMANA

Festival da Cachaça de Ivoti entrega experiências aos visitantes

Bebidas especiais para o evento e mostra da produção no alambique marcaram edição do evento

Por Susana Leite
Publicado em: 07.08.2022 às 21:00

O 1º Festival da Cachaça de Ivoti ainda seguirá sendo degustado, mesmo depois do encerramento do evento. Além das amostras que as cachaçarias Weber Haus, Buchamann e Bockorny ofereciam gratuitamente aos visitantes, era possível comprar a variedade que agradasse o paladar. A escolha dos moradores de Ivoti, Ângela Schneider Dilly, 54 anos, e Gilmar Paim, 60, também foi uma forma de eternizar a experiência no Festival.

Os ivotienses Ângela e Gilmar levaram comparam cachaças com rótulos personalizados para presentear parentes
Os ivotienses Ângela e Gilmar levaram comparam cachaças com rótulos personalizados para presentear parentes Foto: Susana Leite/GES-Especial

Os ivotienses tiveram a oportunidade de conhecer o processo de envasamento e rotulagem da bebida. E ainda puderam criar um rótulo personalizado, com dedicatória para familiares. A iniciativa era da Weber Haus, que criou um blend de cachaça especialmente para o evento.

Paim mostrou todo o processo de rotulagem ao primo que mora em Florianópolis (SC) durante uma vídeo-chamada diretamente do pavilhão das cachaçarias. "Vou presentear meu primo Cléo com essa garrafa", revelou.

Ao lado na mesa, Ângela também montava uma segunda garrafa personalizada. "É um presente para o meu tio Paulinho", contou a moradora de Ivoti.

Cada cachaçaria trouxe um destaque para mostrar o público. A Casa Buchmann, por exemplo, apresentou a bebida em uma garrafa com formato de estátua em homenagem o povo negro no Brasil. No estande da Bockorny era possível conhecer o processo de obtenção da bebida. Esses eram alguns dos detalhes que puderam ser conferidos no evento.

Com um público que movimentou o Núcleo de Casas Enxaimel durante o fim de semana, o evento surpreendeu não só pelo volume de pessoas, mas também pela curiosidade em relação à bebida típica brasileira.

Sócio administrativo da cachaçaria da família, Guilherme Bockorny comenta que muitos visitantes desconheciam o processo no alambique. "Tem muita gente que ainda não sabe como se faz cachaça." Mas sabem beber: apenas um estande distribuiu mais de 150 litros só em doses para degustação.

Uma aposta certeira que tem tudo para se repetir

Raiama Trenkel
Raiama Trenkel Foto: Reprodução/Facebook
Consolidado como principal endereço de grandes eventos em Ivoti, o Núcleo de Casas Enxaimel teve toda sua área movimentada durante o 1° Festival da Cachaça. Além da bebida, gastronomia, shows, artesanato e as atrações próprias do espaço recepcionaram o público. Diretora de Turismo de Ivoti, Raiama Trenkel reconhece que a concepção do evento seria uma escolha acertada. Não só pelo histórico de outros eventos na cidade, mas também pela relação das cachaçarias com Ivoti. "São empresas familiares que passaram de pai para filho. Nós sabíamos que tínhamos esse diferencial, que está muito ligado com a cidade", analisa. Com o encerramento do evento, organizadores e expositores devem se reunir para avaliar o desempenho do Festival e já planejar o próximo. A expectativa é que o evento das cachaças se consolide no calendário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual