Publicidade
Notícias | Região CASO É INVESTIGADO

Escola do Vale do Sinos tem segurança reforçada após ameaça de atentado

E-mail, que teria sido enviado por ex-aluno, relatava massacre em Emef, que deveria ocorrer na tarde de terça-feira

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 10.08.2022 às 10:11 Última atualização: 10.08.2022 às 11:16

Um e-mail enviado supostamente por um ex-aluno à Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanessa Ceconet, em Sapucaia do Sul, causou tensão e mobilizou as forças de segurança da cidade terça-feira (9). Na mensagem, o remetente fazia ameaças de um atentado no local, que deveria ocorrer à tarde.

Guarnição da Guarda Municipal monitora movimentação no entorno da escola desde terça-feira (9)
Guarnição da Guarda Municipal monitora movimentação no entorno da escola desde terça-feira (9) Foto: Guarda Municipal/Divulgação
No texto, o autor revelava, ainda, detalhes do ataque e dizia que o motivo seria vingança por suposto bullying sofrido pelo autor na escola.

Informada da situação, a Guarda Municipal deslocou duas guarnições até a escola. "Orientamos a direção a registrar um boletim de ocorrência. Enquanto uma equipe acompanhou a diretora até a delegacia, outra permaneceu em frente à escola durante todo o dia, enquanto houve movimentação de estudantes e funcionários. Hoje (10), retornamos ao local antes mesmo da chegada do primeiro funcionário. Permaneceremos com uma guarnição durante todo o dia no local e até que toda a situação seja esclarecida pela Polícia Civil", comenta o supervisor Anderson Ávila, comandante de operações da Guarda de Sapucaia do Sul.

Em um comunicado direcionado às famílias, a direção da escola informou, na tarde de ontem, que o e-mail teria sido enviado em nome de um estudante que frequentou a Sala de Recursos da instituição em 2017. "A escola está sendo monitorada pela Brigada Militar, que se encontra de plantão em frente a mesma e a equipe da Guarda Municipal, que está no saguão e em frente à escola. Estamos mantendo os portões e grades fechados. No horário de saída e entrada, serão sempre intensificados os cuidados", informa o texto.

A reportagem tenta contato com a direção da escola.

Investigação

O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia da cidade. De acordo com o delegado Pablo Soares, a apuração segue em andamento e em sigilo "por ora". "As informações são muito preliminares, para tanto estamos verificando a procedência das informações obtidas para que possamos agir da maneira mais acertada. Tão logo tenhamos mais elementos, podemos esclarecer alguns pontos", comenta o delegado.

Sindicato demonstra preocupação

Em nota no Facebook, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sapucaia do Sul (Sintesa) informou acompanhar a situação com "muita preocupação". "É fundamental ações imediatas e eficazes nestes casos, capazes de garantir a segurança de todas as comunidades escolares", destaca a nota, que informa, ainda que o sindicato está seguindo de perto os desdobramentos do caso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual