Publicidade
Notícias | Região EM ANÁLISE

Reajuste de 50 centavos na tarifa do trem é suspenso pela Trensurb

Em reunião, diretoria da empresa determinou a realização de novo estudo para definir o valor das passagens

Por Redação
Publicado em: 10.08.2022 às 11:50 Última atualização: 10.08.2022 às 16:14

A Trensurb suspendeu, na manhã desta quarta-feira (10), o reajuste de 50 centavos previsto para a tarifa dos trens. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada em reunião da diretoria, que determinou um novo estudo para definir o valor das passagens. A medida leva em conta reduções de impostos aprovadas após conclusão do estudo anterior, diz a nota divulgada pela Trensurb.

Medida leva em conta reduções de impostos aprovadas após conclusão do estudo anterior, diz a nota divulgada pela Trensurb
Medida leva em conta reduções de impostos aprovadas após conclusão do estudo anterior, diz a nota divulgada pela Trensurb Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Segundo a empresa, a última análise havia sido feita em abril deste ano e encaminhada, em junho, à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Na sequência, o governo do Rio Grande do Sul anunciou redução de 25% para 17% das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, energia elétrica e telecomunicações, deixando o Estado em consonância com o que prevê a Lei Federal sancionada em 23 de junho.

Além disso, em decisão anunciada na terça-feira (9) pelo governo federal, a tarifa de serviços de Itaipu foi reduzida em 8,2%. "Considerando que a energia elétrica é o maior insumo dentro do serviço prestado pela Trensurb, determinou-se que a área técnica faça um reestudo para analisar o impacto dessas medidas na composição tarifária da empresa."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual