Publicidade
Notícias | Região IMUNIZAÇÃO

Baixa procura por vacinas alerta autoridades de Dois Irmãos

Município pretende imunizar cerca de 1,5 mil crianças contra poliomielite, mas até sexta-feira (19) apenas 10% desse total tinha sido imunizado

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 19.08.2022 às 17:30

Lançada no dia 7 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação vai até o dia 9 de setembro e tem como objetivo imunizar 14,3 milhões de crianças a partir de dois meses e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) contra a Poliomielite. Neste sábado (20), inclusive, haverá o Dia V de mobilização para vacinar crianças e adolescentes pelo Brasil. Porém, em Dois Irmãos, a busca pela vacinação está baixa e coloca em alerta os responsáveis pela imunização.

Crianças e adolescentes de até 15 anos são público-alvo da campanha de combate à Poliomielite
Crianças e adolescentes de até 15 anos são público-alvo da campanha de combate à Poliomielite Foto: Tânia Goulart


A expectativa da prefeitura é vacinar aproximadamente 1,5 mil crianças e adolescentes contra a doença, mas até sexta-feira (19) apenas 10% desse total tinha sido imunizado. “A gente pretende vacinar o máximo de crianças que comparecerem, mas a procura está bem devagar. Essa é uma taxa muito baixa”, alerta a responsável pelas imunizações em Dois Irmãos, Melissa Pereira Bolson.

Com o movimento promovido pelo Ministério da Saúde neste sábado, Melissa espera aumentar o número de crianças imunizadas. “A gente espera que tenha movimento para podermos aumentar a cobertura vacinal”, explica Melissa ao projetar a ação do fim de semana na cidade. Todas as Salas de Vacina da cidade irão aplicar as doses contra poliomielite.

Igrejinha quer aumentar cobertura

Com registro de queda nas vacinações nos últimos anos, Igrejinha espera aumentar a aplicação de doses neste ano. Nesses 10 dias de campanha foram aplicadas 71 doses contra a poliomielite e ao longo de todo ano mais 384, totalizando pouco mais de 12% em relação ao total de vacinados em 2021, quando foram aplicadas 3,7 mil doses. A administração municipal diz que quer aumentar a vacinação do ano passado.

Além da vacina contra a poliomielite, a campanha também disponibiliza vacinas para crianças de 2 meses até os sete anos de idade são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/HB), Pneumocócica 10 valente (conjugada), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba) + Varicela, DTP (tríplice bacteriana) e Varicela.

Já para crianças a partir dos sete anos e adolescentes menores de 15 anos as vacinas disponíveis são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, rubéola, caxumba), Difteria e Tétano adulto, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), Meningocócica C (conjugada), HPV e Varicela.

Para a vacinação, pais ou responsáveis devem levar documento de identificação e a caderneta de vacinas das crianças e adolescentes. Adolescentes entre 13 e 14 anos também poderão tomar a vacina Meningocócica C, no tempo correto de receber a imunização. Fora do período de campanha, esta vacina não será aplicada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual