Publicidade
Notícias | Região COBERTURA VACINAL

Baixa adesão à quarta dose contra a Covid amplia faixa etária na região

Cidades da região já vacinam contra o coronavírus todo o público com comorbidades; confira os detalhes da imunização nos municípios

Por Carla Fogaça
Publicado em: 19.08.2022 às 03:00 Última atualização: 19.08.2022 às 08:27

Na região dos Vales do Sinos, Paranhana e Caí, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em pessoas de qualquer faixa etária, desde que integrantes de grupos de risco. Na maioria dos municípios podem tomar o reforço pessoas transplantadas, imunossuprimidos, pacientes oncológicos, diabéticos, com hipertensão e asma.

Municípios da região estão ampliando a faixa etária que pode ser imunizada
Municípios da região estão ampliando a faixa etária que pode ser imunizada Foto: ARQUIVO

Com a baixa procura pela quarta dose, muitos municípios estão ampliando a faixa etária atendida. Em Novo Hamburgo, desde segunda-feira, a vacina está sendo aplicada para pessoas com 18 anos ou mais que tenham alguma das comorbidades. "O município oferece a imunização em todas as unidades de saúde, além da Casa da Vacina, sem a necessidade de agendamento", explica a diretora de Saúde, Juliana Forneck.

A orientação do Ministério da Saúde é que a quarta dose pode ser aplicada desde que respeitado o intervalo de quatro meses da última aplicação do imunizante contra o coronavírus. Para receber o reforço é preciso apresentar o comprovante de vacina com as doses anteriores, documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência no município e laudo comprovando a comorbidade.

Baixa adesão

Conforme Juliana, Novo Hamburgo tem baixa adesão pela quarta dose, mas a população deve lembrar de completar o esquema vacinal. "Tivemos uma queda geral na procura pela imunização contra a Covid. O que é efeito, felizmente, de uma diminuição dos casos, o que deixa a população menos preocupada. Mas não podemos 'baixar a guarda'. Por isso, convido a todos que estão com doses atrasadas que se dirijam à unidade de saúde mais próxima para colocar em dia a vacinação", reforça a diretora de Saúde.

Ainda segundo Juliana, até a última semana, dados mostram que apenas 31.599 pessoas tomaram a quarta dose da vacina. "A primeira dose foram 207.759 vacinados e pelos dados 181.202 fizeram a segunda dose. Com a terceira foram 104.520", conta.

Veja quais grupos os municípios estão imunizando

Em Dois Irmãos, a equipe de Saúde também aponta baixa adesão. "Apesar de ampla divulgação nos canais de comunicação da prefeitura e também pelos profissionais da saúde, a busca está bem abaixo do esperado", salienta o secretário de Saúde Nilton Tavares. No município, pode tomar a quarta dose qualquer pessoa com 30 anos ou mais, independente de ter comorbidade, mas precisa ter o intervalo de pelo menos quatro meses da terceira dose.

Em Ivoti, Estância Velha, Taquara, Igrejinha e Montenegro podem tomar a quarta dose pessoas com comorbidades de 18 a 39 anos. Para a população em geral é a partir de 40 anos. Em Parobé, a vacina é destinada para pessoas com mais de 40 anos.

O município de São Sebastião do Caí já iniciou a aplicação da quarta dose da vacina para pessoas entre 18 e 39 anos com comorbidades. Para o restante da população, a orientação é acima dos 40. "Ainda estamos com baixa adesão pela segunda dose de reforço. Mas estamos reforçando a importância e sábado teremos o dia D da multivacinação, onde também iremos ofertar a vacina da Covid. Esperamos que a população venha colocar em dia seu esquema vacinal contra a Covid", diz a secretária de Saúde Neiva Santos.

A 4ª dose contra a Covid-19 está liberada, em Campo Bom, para a população acima de 40 anos, profissionais da saúde e pessoas com mais de 18 anos que apresentem alguma comorbidade. "Até o momento, 32% da população apta para esta etapa da vacinação está com o esquema completo. Através da abertura das unidades para vacinação nos sábados, busca ativa e ações de conscientização, espera-se aumentar a cobertura vacinal para, assim, ajudar a salvar vidas", enfatiza o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual