Publicidade
Notícias | Região FORMAÇÃO

Treinamento de resgate veicular reúne quase 300 bombeiros de seis estados do Brasil em Dois Irmãos

Bombeiros militares participaram de workshop com especialista em extração de vítimas de acidentes de trânsito

Por Carla Fogaça
Publicado em: 25.08.2022 às 17:29

Nesta quinta-feira (25), dezenas de viaturas de bombeiros se dirigiram para o auditório de eventos do Grupo Herval, em Dois Irmãos, onde foi realizado o ‘Workshop Estadual de Extração de Vítimas de Sinistros Veiculares’. O treinamento foi durante a manhã e tarde desta quinta-feira, ministrado pelo 2º sargento Ednei Fernando dos Santos, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que é especialista na área de resgate veicular. O evento reuniu 280 militares que vieram de diversas regiões do País, além do Rio Grande do Sul, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Evento debate técnicas de salvamento veicular
Evento debate técnicas de salvamento veicular Foto: divulgação

O evento faz parte das aulas do 1º curso de Instrutor de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que ocorre até o dia 9 de setembro com conteúdos teóricos e práticos. “Nós abrimos [o workshop] para bombeiros voluntários credenciados no CRM, para concessionárias de pedágio e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tivemos uma participação alta e com certeza importante, não só para os profissionais, mas para a comunidade de atuação de cada um deles”, salienta o tenente coronel Maurício Ferro Corrêa, comandante do 2° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Ainda segundo Corrêa, os participantes aprenderam técnicas mais adequadas para o manuseio com vítimas de trânsito. “É sempre bom a gente se atualizar como profissional. O sargento Ednei debateu sobre as melhores maneiras de mexer em vítimas de trânsito, sempre pensando em não causar mais danos na pessoa que já está machucada. Também falamos sobre as técnicas de retirada das vítimas presas em veículos”, detalha.

Formação docente

O 1º curso de Instrutor de Salvamento Veicular do CBMRS, que já está em andamento, tem como objetivo capacitar militares para atuar como canal de informação na cidade e batalhão de atuação, com ênfase em salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar. Os 28 bombeiros matriculados no curso, receberão certificado e estarão habilitados para ensinar outros profissionais. “Temos representantes dos 12 batalhões do Corpo de Bombeiros do RS e na próxima semana eles começam com as aulas práticas”, explica Corrêa.

A formação conta, ainda, com 19 instrutores de cinco Estados do País, que vão ministrar as aulas práticas que ocorrem em Sapiranga. “Teremos diversos carros disponíveis para essas aulas práticas. Tenho certeza que o militar sairá bem treinado e pronto para atuar e repassar o aprendizado”, ressalta Corrêa.

Conforme Corrêa, o curso é a certeza de que será repassado boas técnicas de salvamentos. "Vai melhorar a qualidade técnica de atendimento em casos de vítimas presas em ferragens”, acrescenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual