Publicidade
Notícias | Região CULTUANDO AS TRADIÇÕES

CTGs buscam a Chama Crioula e abrem a Semana Farroupilha da 30ª Região

Atividade foi realizada no CTG Estância do Campo Grande, em Estância Velha, e reuniu 30 entidades de 12 municípios

Por João Ávila / Jornal NH
Publicado em: 10.09.2022 às 11:53 Última atualização: 10.09.2022 às 12:04

Os festejos farroupilhas estão oficialmente abertos nos 12 municípios que integram a 30ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul. Na manhã deste sábado (10), cavalarianos dos 30 Centros de Tradições Gaúchas filiados foram até o CTG Estância do Campo Grande, em Estância Velha, onde buscaram a chama crioula. A cavalo, em grupos, posteriormente voltaram para os seus acampamentos. "Estão todos aqui buscando a centelha", comemorou o coordenador da 3ª RT, Carlos Alberto Mozar. "Hoje abre oficialmente a Semana Farroupilha, com cada entidade organizando os seus festejos", explica.

O garoto Murilo Feldmann recebeu a chama das mãos do vice-prefeito de Estância, Airton Haag
O garoto Murilo Feldmann recebeu a chama das mãos do vice-prefeito de Estância, Airton Haag Foto: João Ávila/GES-Especial


O lema da Semana Farroupilha deste ano é "Rio Grande, Terra de Muitas Terras". A entrega da chama, conta Mozar, é democrática. Não importa se é adulto ou criança, se está a cavalo ou a pé. Basta se aproximar com a centelha, acendê-la é seguir caminho. Como fez o garoto Muriel Feldmann, de 9 anos. Ele recebeu a chama das mãos do vice-prefeito de Estância Velha, Airton Haag, e seguiu com seu grupo por cerca de 10 quilômetros até Lindolfo Collor.

Os CTGs de Campo Bom foram em comitiva até Estância Velha e posteriormente retornaram ao Parque do Trabalhador, onde se concentram as atividades. Quem puxou a comitiva foi Leandro da Silva, montado em seu cavalo, segurando a centelha e acompanhado de dois cachorros.

Entre as entidades tradicionalistas mais distantes do local de abertura dos festejos está o CTG Amigos da Tradição, de Santa Maria do Herval. O grupo de cavalarianos foi o primeiro a acender a centelha para depois vencer o trajeto de 50 quilômetros até a sua sede.

Na solenidade de abertura da semana, encerrada com o canto do Hino Riograndense, líderes lembraram a importância de cultuar as tradições. E comentaram que, apesar da abertura oficial ter sido neste sábado, os CTGs já estavam abertos, especialmente para atividades com crianças. 

Os cavalos que participaram dos cortejos foram todos inspecionados por médico veterinário e ganharam uma "pulseira" de identificação presa a uma das patas.

Veja as fotos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual