Publicidade
Notícias | Região ALVO DA POLÍCIA FEDERAL

Quadrilha de tráfico internacional movimentou mais de R$ 200 milhões entre 2017 e 2021

Jovens eram aliciados pelos criminosos para levar remessas de drogas à Europa; ação acontece nesta quinta-feira e até as 13h30, dez pessoas tinham sido presas

Por Redação
Publicado em: 15.09.2022 às 12:53 Última atualização: 15.09.2022 às 13:45

Uma organização criminosa de Passo Fundo, que movimentou cerca de R$ 220 milhões entre 2017 e 2021, é alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (15). O grupo do Norte do Estado é investigado por tráfico internacional de drogas. A facção, segundo a investigação, aliciava jovens para levar remessas de drogas à Europa. Até as 13h30, dez pessoas tinham sido presas. 


A Operação Rookies cumpre treze mandados de prisão e 22 mandados de busca no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. A ação pediu o bloqueio de 130 contas bancárias, de 30 pessoas sob investigação.

Os criminosos usavam contas bancárias de "laranjas" para lavar o dinheiro.

Buscas na região

No Vale do Caí, um mandado de prisão contra um traficante e um mandado de busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro. Conforme a PF, o homem atua com tráfico de drogas em Marau.

Investigação

A investigação começou quando a Polícia identificou que um morador de Passo Fundo, preso por traficar drogas, comandava crimes de tráfico internacional de dentro da prisão. Através de terceiros, ele enviava remessas de drogas para a Europa.

A PF descobriu que jovens, que não tinham antecedentes criminais, eram pagos para transportar os entorpecentes.

Em novembro de 2019, um morador de Passo Fundo foi preso no aeroporto de Zurique, na Suíça, com quatro quilos de cocaína de forma oculta em sua bagagem. No mesmo mês, uma moradora de Passo Fundo e um catarinense foram presos em Copenhagen, na Dinamarca, com drogas ocultadas em suas bagagens.

Outras prisões de brasileiros na Europa são investigadas. O grupo também distribuía entorpecentes no município e nas cidades vizinhas. As drogas eram recebidas de Curitiba, no Paraná, e do litoral de Santa Catarina.

Além de Montenegro, mandados foram cumpridos nesta quinta-feira em Passo Fundo, Marau, Caxias do Sul, Itapema (SC), Itajaí (SC), Curitiba (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual