Publicidade
Notícias | Região COMBATE ÀS CHAMAS

Novos instrutores dos bombeiros voluntários realizam formação no Caí

Curso contou com simulações práticas para combater incêndios estruturais

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 22.09.2022 às 21:59

Com a participação de 15 bombeiros voluntários de diversas cidades do Estado, terminou nesta quinta-feira (22) o curso para formar novos instrutores no combate a incêndios estruturais. O curso começou na segunda-feira (19), no Campus Universitário do Vale do Caí da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em São Sebastião do Caí, onde foi montada a estrutura em contêineres que simulavam incêndios.

A proposta foi simular fogo em residências e prédios para instigar participantes a atuarem da melhor forma de combater as chamas. As simulações práticas foram a última etapa da formação voltada apenas a novos instrutores.

Curso realizado em São Sebastião do Caí preparou 15 bombeiros para combater incêndio de combate incêndio estrutural
Curso realizado em São Sebastião do Caí preparou 15 bombeiros para combater incêndio de combate incêndio estrutural Foto: Eduardo Amaral/GES Especial
“São técnicas específicas, é um contêiner comprado e adaptado especificamente para isso, onde simula portas e outros fenômenos que os bombeiros podem enfrentar em uma situação de incêndio”, explica o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa, que também é bombeiro voluntário em São Sebastião do Caí.
O principal objetivo desse curso é formar novos instrutores, que poderão levar os ensinamentos a outros bombeiros. “Eles estão preparados para formar quantos alunos for necessário. A cada quatro instrutores, que é o número mínimo para um curso desses, consegue se formar até trinta alunos”, explica Rosa.

No caso desta quinta-feira, o foco era em bombeiros que já tinham experiência. “É uma especialização para o bombeiro que já tem uma vivência real sobre esse tipo de atendimento. Pretendemos chegar, até o ano que vem, a 500 bombeiros com essa formação em todo o Estado.”

Instrução internacional

Para formar os novos instrutores no Rio Grande do Sul, foram chamados dois instrutores internacionais: o argentino Gerardo Crespo, instrutor-chefe, e o paraguaio Jeferson Navarro, que atuou como instrutor auxiliar. Foram eles que ministraram as aulas nos últimos dois dias. “Estamos investindo ainda mais forte nessa qualificação, temos uma parceria firmada com a UCS e já realizamos diversas qualificações no decorrer de 2022”, relata Rosa.

Curso realizado em São Sebastião do Caí preparou 15 bombeiros para combater incêndio de combate incêndio estrutural
Curso realizado em São Sebastião do Caí preparou 15 bombeiros para combater incêndio de combate incêndio estrutural Foto: Eduardo Amaral/GES Especial
No próximo fim de semana acontece o primeiro curso voltado aos bombeiros, no qual os instrutores formados já vão trabalhar na condição de instrutores auxiliares. No sábado (24) e domingo (25) serão 28 alunos que passarão pela mesma formação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual