Publicidade
Notícias | Região VEJA FOTOS

Kerb das escolas reúne cerca de 2 mil pessoas em Dois Irmãos

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira após a celebração ecumênica na igreja matriz e contou com a animação banda típica alemã, Baila-Baila, fez a frente ao desfile

Por Susi Mello
Publicado em: 28.09.2022 às 12:30 Última atualização: 28.09.2022 às 13:53

Aproximadamente 2 mil participantes, a maioria estudantes, estiveram em um outro momento da exaltação da cultura germânica na 193ª edição do Kerb de São Miguel, de Dois Irmãos. Na manhã desta quarta-feira (28), após a celebração ecumênica na igreja matriz, que leva o nome do padroeiro do município, estudantes e autoridades participaram da procissão que passou pela Avenida São Miguel, no Centro, encerrando no Largo Felippe Seger Sobrinho, onde teve oficina de spritzbier e polonaise.


Escolas identificadas por meio de banners e alunos vestindo roupas da cultura germânica, atrairam olhares de quem passava nas ruas, acompanhando a programação do Kerb das Escolas. A banda típica alemã, Baila-Baila, fez a frente da procissão, com o som do trompete, trombone, sax e bateria, com a animação dos integrantes Mario, Tiago, Maicon e Airton Schmitz e Dario Hanel.

"O kerb nas escolas ensina e resgata a história, tradição, cultura, destacando e valorizando nossas origens germânicas", salienta a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner. A titular da pasta acrescenta ainda que há o compromisso de dar seguimento à linda integração das famílias, "destacando a culinária, dança, vestimenta, religiosidade celebrando e agradecendo a São Miguel pela história de nossos imigrantes. O grande legado da educação que perpetua de geração em geração", pontua Denise, que participou da programação, com prefeito Jerri Meneghetti e o vice-prefeito, Juarez Stein.

Spritzbier

Após a procissão, os estudantes receberam uma mostra da spritzbier, "o refrigerante da colônia", feito a base de limão, gengibre, açúcar e água, distribuído por Marcolina Quadros Araújo, 72 anos, e Marlene Schneider, 71, que neste ano produziram 1,2 mil litros da bebida para a festa. Cada criança ganhou o mimo para levar para casa e incentivar os pais a produzirem também, mantendo a tradição da bebida germânica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual