Publicidade
Notícias | Região NOVA DIREÇÃO

Nova gestão inicia os trabalhos no Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Contrato emergencial supera os R$ 50 milhões pelo período de 180 dias; 95% dos funcionários permanecem na casa de saúde

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 28.09.2022 às 19:20 Última atualização: 29.09.2022 às 16:38

Passou a valer nos primeiros minutos de quarta-feira (28) o novo contrato emergencial da gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). Após cinco meses de intervenção estadual, a gestão da casa de saúde está agora sob responsabilidade do Instituto Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). O grupo de Porto Alegre administra mais dois centros médicos, o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo e a Unidade de Pronto Atendimento de Cruz Alta. “Com certeza temos experiência para administrar o HPSC”, afirma o novo diretor administrativo do hospital, Marcelo Elisio, que trabalha na IAHCS.

Hospital de Pronto Socorro terá nova gestão hospitalar
Hospital de Pronto Socorro terá nova gestão hospitalar Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial
O contrato assinado com a empresa supera os R$ 50 milhões pelo período de 180 dias e, segundo a nova gestora, terá foco em três pilares: ensino, gestão e acreditação. “Estamos aqui por ter pacientes para atender. Vamos fazer de tudo para que todos possam trabalhar em paz e fazer aquilo que fazem de melhor: cuidar das pessoas”, declarou o diretor executivo do IAHCS, Sergio Ruffini.

Mudanças

Sobre possíveis mudanças, Ruffini afirmou que elas serão discutidas, porém em um primeiro momento a equipe vai permanecer praticamente a mesma. “95% dos funcionários vão permanecer, os que optaram por sair, saíram por opções pessoais.” Ele citou que os diretores técnico e assistencial, Alvaro Fernandes e Angélica Bellinaso, respectivamente, seguem em seus cargos. “Eles têm conhecimento do hospital, serão importantes nessa transição”, explicou Ruffini.

O diretor executivo comunicou que as verbas rescisórias de todos os funcionários serão cumpridas pelo governo do Estado. “Isso vai dar tranquilidade para que todos possam trabalhar.”

HPSC tem nova gestão
HPSC tem nova gestão Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

Missão cumprida pelo Estado

De acordo com o secretário adjunto da Saúde de Canoas, João Goulart, a missão do governo do Estado foi cumprida nesses cinco meses de intervenção. “Agora a nova administração não pode fazer menos, tem que fazer mais", relatou. 

Uma das interventoras estaduais Suelen Arduin reiterou os avanços que ocorreram no HPSC durante o período em que estiveram à frente da casa de saúde. “Foram adquiridos equipamentos hospitalares, instrumentos cirúrgicos, macas, perfuradores, entre outras melhorias”, expôs Suelen. Ela admite que na chegada, em abril, haviam muitas dificuldades. No entanto, com o trabalho em equipe, as situações começaram a melhorar. “Trabalhamos muito, realizamos uma média de 200 cirurgias traumatológicas mensais, dando apoio aos demais hospitais do município de Canoas”.

O novo diretor administrativo, Marcelo Elisio, disse que agora todos são parte da IAHCS e que a administração do Estado deixou o HPSC mais organizado. “Ficamos mais tranquilos em chegar ao hospital e ele estar estabilizado”, concluiu.

Intervenção permaneceu por cinco meses no HPSC
Intervenção permaneceu por cinco meses no HPSC Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual