Publicidade
Notícias | Região COLETA DE DADOS

Censo 2022 já entrevistou 92 mil de pessoas em Novo Hamburgo, diz IBGE

Balanço preliminar da coleta de dados foi divulgado nesta quarta-feira; para suprir demanda, há 93 vagas de emprego para recenseadores em Novo Hamburgo

Por Joceline Silveira
Publicado em: 05.10.2022 às 15:57 Última atualização: 07.10.2022 às 14:33

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitaram 49,11% dos domicílios hamburguenses e registraram 92.536 mil pessoas em dois meses de coleta de dados. Esse total corresponde a 37,50% da população estimada em Novo Hamburgo. O balanço preliminar da coleta do Censo Demográfico 2022 foi divulgado nesta quarta-feira (5) pelo IBGE.

Censo 2022 já entrevistou 92 mil de pessoas em Novo Hamburgo, diz IBGE
Censo 2022 já entrevistou 92 mil de pessoas em Novo Hamburgo, diz IBGE Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Segundo a coordenadora de Área do Censo na agência hamburguense, Elisabete Cristina Santana, entre 1º de agosto e a manhã desta quarta, o Censo Demográfico 2022 visitou oito em cada dez domicílios na cidade, totalizando 50.937 de residências. “A nossa estimativa é de 246.748 pessoas morem na cidade atualmente, mas é apenas uma estimativa, podendo variar para mais ou para menos, pois a informação do número total de pessoas só será confirmada após o Censo”, explica Elisabete. 

Coleta de dados

Da população já recenseada no município, 52,49% são mulheres (48.572) e 47,51% são homens (43.963). Depois de dois meses de recenseamento, segundo o IBGE,  ainda não há  informação disponíveis que  indiquem  indígenas e quilombolas em Novo Hamburgo.

Em relação ao tipo de questionário, 88,2% dos domicílios responderam ao questionário básico e 11,8% ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo IBGE. O tempo mediano de preenchimento tem sido de seis minutos para o questionário básico e de 16 minutos para o questionário ampliado.

A maior parte dos questionários, 82,64% (76.471) foi respondida de forma presencial, sendo que 0,34% domicílios optaram por responder pela internet e 0,44% pelo telefone.

Segue a dificuldade com recenseadores

O prazo final de coleta foi adiado de 31 de outubro para o início de dezembro, mantendo-se a previsão de divulgação da população por município no fim deste ano. O IBGE reconhece que continua enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador na cidade. Em Novo Hamburgo, o IBGE conta com 140 recenseadores em ação, 46,2% do total de vagas disponíveis e previstas para a operação. Fator que têm colaborado com o atraso no levantamento de dados.

Há vagas

Para suprir a demanda, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística abriu 93 vagas de emprego para recenseadores em Novo Hamburgo. Para se candidatar é necessário ter mais de 18 anos e o ensino fundamental completo.

As pessoas interessadas em trabalhar como recenseadoras, podem comparecer à Agência na Travessa Nicolau Edmundo Blauth, 70, Centro, e preencher uma ficha de inscrição.

Afinal, o que o recenseador faz?

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

%MCEPASTEBIN%

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual