Publicidade
Notícias | Região ECONOMIA CRIATIVA

Cluster GameRS vai fomentar indústria criativa na região

Programa que foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira já detalha os próximos passos

Por Juliana Dias Nunes
Publicado em: 05.10.2022 às 21:13

O mercado de jogos digitais é um dos destaques da indústria criativa e o Rio Grande do Sul se tornou uma referência nacional no desenvolvimento desta área. Inserido neste cenário positivo está o programa Cluster GameRS, que teve lançamento oficial nesta quarta-feira (5), na Universidade Feevale, que lidera a iniciativa. O projeto tem duração de três anos e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), ligada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Cleber Prodanov e Cristiano Max Pinheiro no lançamento do Cluster GameRS
Cleber Prodanov e Cristiano Max Pinheiro no lançamento do Cluster GameRS Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

O cronograma de ações iniciou mês passado, com a contratação de bolsistas, orçamento dos materiais permanentes e início da pesquisa operacional. Neste mês, o foco é nos kits de desenvolvimento, que são os equipamentos para testar os jogos, com mediação das desenvolvedoras. Entre novembro e dezembro o programa vai se voltar à pesquisa operacional, com definição do escopo para contratação de serviços coletivos. 

"Nos consolidamos como um centro de inovação. A região metropolitana, que inclui Novo Hamburgo, concentra o mercado de games, cerca de 70% da economia criativa do Estado está nesta região. Trabalhamos para a formação de profissionais do setor e também para aumentar o número de empresas desta área por aqui. Um programa como este é a possibilidade de empresas que estão começando terem acesso à recursos", afirma o coordenador do programa, o professor da Feevale, Cristiano Max Pinheiro.

Em 2023 o programa vai contar com a inauguração do arranjo físico, onde ficarão as desenvolvedoras, no Instituto Caldeira, na capital. "Isso deve acontecer entre abril e junho e vamos ter a presença de um consultor internacional", adianta. 

Parceiros

Participam do programa a Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS (ADJogos), prefeituras, instituições de ensino superior e mais de 30 desenvolvedoras. Para a coordenadora de Economia Criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Joana Braga, a rede que engloba os jogos digitais está consolidada. "A rede ganha corpo em programas do Inova RS, quando começamos a mapear e a ter noção desta potência que é o setor. O programa permite uma formatação a nível de internacionalização e enquanto município nós podemos entender e dar continuidade ao projeto."

A prefeitura de Novo Hamburgo também apoia o programa. O secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, reforçou o protagonismo da universidade hamburguense e falou dos planos de associar o projeto e cultura. "A Feevale conquistou o edital por seu histórico, é protagonista na economia criativa, no mercado de games e lidera pesquisas a nível nacional. Em Novo Hamburgo, teremos projetos que dialoguem com frentes da cultura e games", diz.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov também fez parte do "start" do programa. "Não voltaremos atrás na sociedade industrial temos que avançar. A criatividade é a nossa ferramenta", destaca.

O Cluster GameRS tem 8 metas
  • Consolidação do arranjo colaborativo físico de desenvolvedores de jogos.
  • Projeto de pesquisa sobre clusters de jogos digitais e políticas públicas nacionais e internacionais.
  • Pesquisa de mercado sobre jogos digitais e articulações com outros setores em novas economias.
  • Alcance de serviços coletivos para participantes do cluster para qualificação do produto para fechamento de novos negócios.
  • Realização de missões e consultorias para internacionalização.
  • Programa de produção de conteúdo para formação de qualificação profissional continuada.
  • Software de gestão do cluster para gerenciar negócios e conteúdo.
  • Realização de eventos de negócios para facilitar os contratos internacionais.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual