Publicidade
Notícias | Região FRIO FORA DE ÉPOCA CONTINUA

Apesar de sábado de calor, frente fria avança pelo RS no fim de semana e precede chegada de massa de ar frio

Temperaturas começam a cair no fim de sábado (8) e trazem instabilidade para o domingo (9); com o fenômeno, próxima semana deverá ter madrugadas geladas

Por Redação
Publicado em: 07.10.2022 às 16:43

A chegada de uma grande massa de ar frio no Brasil fará com que as temperaturas caiam de forma brusca no Rio Grande do Sul no começo da próxima semana. Antes disso, uma frente fria avança pelo Estado entre sábado (8) e domingo (9), conforme aponta a MetSul Meteorologia.

Frente fria chega ao Estado neste fim de semana e antecede massa de ar frio que predominará a próxima semana
Frente fria chega ao Estado neste fim de semana e antecede massa de ar frio que predominará a próxima semana Foto: Igor Müller/GES-Especial

Apesar de um sábado de sol com máximas em torno dos 30ºC no Vale do Sinos, no final do dia o tempo já começa a mudar com o aumento de nuvens e a chegada da chuva. Os gaúchos sentirão a frente fria no domingo quando, no Vale do Sinos, a temperatura mínima ficará próxima dos 10°C e a máxima por volta dos 20°C. A previsão indica chuva em alguns locais do Estado, mas sem muita intensidade.

Na maioria das cidades do Rio Grande do Sul, o dia terá sol entre nuvens e períodos de nebulosidade. A temperatura baixará ainda mais no fim do domingo, que deve terminar gelado e com rajadas de vento em alguns locais.

Contudo, apesar da frente fria ter fraca atividade no fim de semana, a massa de ar frio que avançará no decorrer dos dias seguintes será forte para esta época do ano. No Sul gaúcho, a temperatura poderá chegar a 0ºC, marca baixa para o inverno e mais ainda para o mês de outubro, conforme observa a MetSul.

Apesar de ter iniciado há menos de um mês, até o momento, esta primavera tem sido marcada por dias frios no Sul do Brasil. Os modelos de clima preveem que o tempo deve seguir desta forma – com poucos dias de calor e muitos dias com temperaturas baixas ou amenas durante a noite – até o final de outubro.

Na região metropolitana, a madrugada de segunda-feira (10) terá temperaturas ao redor dos 5ºC. Haverá possibilidade de geada, mas o fenômeno deve se limitar ao Oeste e ao Sul gaúcho. No Vale do Sinos, a previsão é de chuva e temperaturas em torno dos 9ºC e 16ºC no decorrer do dia.

Já na terça-feira (11), as mínimas começam a subir na maioria dos municípios do Estado, isso porque haverá aumento da nebulosidade e tempo instável. No Vale do Sinos haverá chuva fraca e a temperatura mínima deve aumentar cerca de 2ºC em relação ao dia anterior, atingindo os 11ºC em Novo Hamburgo.

As madrugadas de frio intenso permanecerão até quarta-feira (12), com marcas abaixo dos 5ºC. No entanto, durante o dia, os termômetros subirão significativamente, quando devem beirar os 30ºC em algumas cidades do Vale do Sinos. Conforme a MetSul, é comum para esta época do ano que as massas de ar frio atuem por um curto período e não se sustentem durante uma longa sequência de madrugadas frias.

O tempo ainda deve ficar nublado, mas sem previsão de chuva. Já na quinta (13), os termômetros ficarão entre os 13ºC e 28ºC na região, com sol entre nuvens. Na sexta (14), a chuva deve aparecer de maneira fraca novamente, e as temperaturas podem atingir mínimas de 16ºC e máximas de 23ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual