Publicidade
Notícias | Região DADOS DO CAGED

Criação de emprego desacelera na região e municípios começam o segundo semestre com números negativos

Das nove cidades avaliadas, cinco tiveram um baixo desempenho no levantamento mais recente do Caged, o que mostra oscilação nas novas vagas

Por Carla Fogaça
Publicado em: 07.10.2022 às 07:00 Última atualização: 07.10.2022 às 07:02

Enquanto alguns municípios da região comemoram o início do segundo semestre com saldo positivo na geração de empregos, outros começaram o período com números negativos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha e Igrejinha, terminaram agosto com saldos positivos. Já Ivoti, Campo Bom, Sapiranga, Taquara e Parobé ficaram negativos. Ainda segundo o levantamento, a soma da geração de novos empregos destas nove cidades, em agosto, é de pouco mais de 400 vagas.

Criação de emprego desacelera na região
Criação de emprego desacelera na região Foto: Agência Brasil


Os dados do Caged ainda apontam que a Indústria é responsável pela maior parte dos empregos gerados no oitavo mês de 2022. Dos nove municípios, em sete a Indústria foi protagonista e em seguida estão os setores de serviço e de comércio.

Os dois oscilam, em alguns municípios, entre o segundo e terceiro lugar. Em Dois Irmãos, por exemplo, comércio e serviços geraram igualmente 123 vagas em agosto, porém, o resultado da soma entre admissões e demissões deixa o setor do comércio em vantagem, com saldo de 39 (o de serviços teve saldo de 32).

Em Novo Hamburgo

O destaque na geração de empregos em Novo Hamburgo foi o setor de serviços, com 340 postos criados. Na sequência vem a indústria, com 215. A construção civil gerou 19 postos de trabalho.

Mesmo com resultados positivos, comparando-se o mesmo período com o ano passado, agosto de 2021 teve resultados ainda melhores. Dados do Caged mostram que no oitavo mês do ano passado Novo Hamburgo teve 4.344 empregos gerados e 2.867 demissões. Já neste ano, foram 3.967 admissões e 3.393 demissões.

O diretor de Trabalho hamburguense, Nelson Dietrich Júnior, aponta que o município está gerando mais empregos mês após mês. "No entanto, como o mercado é volátil pode haver sempre oscilações, mas as perspectivas são boas como os dados têm revelado", salienta, apontando também que há expectativa com a geração de empregos temporários neste final de ano no comércio.

Mapa do emprego na região

Números gerais permanecem positivos em longo prazo

Ivoti, Sapiranga, Campo Bom, Parobé e Taquara registraram saldo negativo de empregos em agosto. Em alguns casos, trata-se da primeira queda em meses, com média ainda positiva durante um período maior.

Mesmo terminando agosto com -103, para Campo Bom, o Caged é instrumento que atesta que o município se consolidou com um ambiente favorável para a geração de empregos, conforme avaliação local. "Apesar do resultado negativo em agosto, quando o relatório indicou 103 demissões a mais do que admissões, nos últimos 12 meses o saldo é de 925 novos empregos", reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz.

Conjuntura

Ele frisa, ainda, que o município analisa os indicadores num cenário macro. "Os relatórios mensais muitas vezes são influenciados por questões pontuais, como é o caso de agosto, quando houve a troca de gestão do Hospital Lauro Reus", observa.

A prefeitura de Parobé diz lamentar esse saldo negativo, depois da cidade fechar meses consecutivos com saldo positivo na geração de empregos.

"Infelizmente, ainda sofremos os impactos negativos da pandemia. Mesmo assim, seguimos com uma série de investimentos, entre eles na construção do nosso primeiro Distrito Industrial para fortalecer os empreendimentos na cidade, além de aumentar nossa capacidade de receber novas empresas e gerar empregos, para que possamos reverter este quadro o quanto antes e celebrar um saldo positivo na geração de postos de trabalho", destaca o prefeito de Parobé, Diego Picucha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual