Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Atendimentos do PA do Hospital Montenegro estão temporariamente suspensos

Serviço de urgência e emergência não é afetado pela medida, segundo a mantenedora da instituição de saúde

Por Susi Mello
Publicado em: 11.10.2022 às 11:25 Última atualização: 11.10.2022 às 14:53

O Pronto Atendimento (PA) do Hospital Montenegro está com serviços temporariamente suspensos desde a segunda-feira (10). Contudo, segundo a Associação Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Montenegro (Oase), a urgência e a emergência da instituição seguem com funcionamento normal.

Reforma do novo PA Montenegro
Reforma do novo PA Montenegro Foto: Divulgação

A medida foi tomada, de acordo com comunicado da mantenedora do hospital, pela "fragilidade estrutural" do atual espaço do PA.


A previsão é de que as atividades do PA sejam retomadas com a mudança para novo espaço, o que deve acontecer ainda no mês de outubro. A decisão pela suspensão dos atendimentos ocorreu em reunião com a Secretaria de Saúde (SES) do Estado na última quinta-feira (6). 

O comunicado, publicado no Facebook do hospital e assinado pelo diretor técnico Jean Ernandorena, orienta que a população busque auxílio "nos postos de saúde, policlínicas, pronto atendimento e hospitais do seu município de origem". As cidades foram comunicadas ontem sobre a situação por meio de nota.

No local, serão atendidos somente pacientes triados como vermelho e amarelo, pelo protocolo do Ministério da Saúde (MS). Os pacientes que não serão atendidos no local, acrescenta a Oase, são os classificados como baixa gravidade (verde e azuis).

Nova estrutura

O novo setor de pronto atendimento, com aproximadamente 400 metros quadrados, ficará na Rua Apolinário de Moraes. O local atenderá Montenegro e região. O comunicado ainda informa que a construção e reformas das estruturas estão em processo de conclusão. 

Em agosto deste ano, reportagem do Jornal NH informou que a inauguração das obras, do PA e do Pronto Socorro (PS), ocorreria em setembro deste ano. 

Atualmente, o PA está alocado provisoriamente na Rua Assis Brasil, mas as instalações "não atendem as normas técnicas".  Por isso, explica a mantenedora, a suspensão teve a orientação da Vigilância Sanitária.

Municípios atendidos

Barão, Brochier, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Salvador do Sul, São Jose do Sul, São Pedro da Serra, Tabai, Triunfo e Tupandi.

Prefeitura reforça ida a postos de saúde

A secretária da Saúde de Montenegro, Andréia Coitinho da Costa, ressalta que os atendimentos na rede pública seguirão normalmente, inclusive o plantão 24h na Secretaria. A secretária destaca, ainda, a importância das pessoas procurarem os postos de saúde para casos de menor gravidade, já que os casos de urgência seguirão sendo encaminhados ao Hospital Montenegro.

Veja a nota na íntegra


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual