Publicidade
Notícias | Região TRADIÇÃO

Desfile da Oktoberfest é atração na tarde deste sábado em Igrejinha

No decorrer do dia, os visitantes também poderão conferir Aquece Oktober, Agita Oktober e Jogos Germânicos, entre outras atividades

Por Adair Santos
Publicado em: 15.10.2022 às 13:47 Última atualização: 15.10.2022 às 14:11

Dois anos. Dois anos que pareciam intermináveis. Mas agora a Oktoberfest de Igrejinha está de volta em seu formato tradicional – e com força total, pretendendo quebrar todos os recordes de público e venda de chope, que devem chegar aos 200 mil visitantes e aos 200 mil litros da bebida. A 33ª edição começou nesta sexta-feira (14) e prossegue até o dia 23, contando com uma programação repleta de shows musicais e apresentações culturais. Também não faltam comida típica e o tradicional chope.

Antes da abertura dos portões, ao meio-dia, movimentação intensa em frente ao pórtico principal
Antes da abertura dos portões, ao meio-dia, movimentação intensa em frente ao pórtico principal Foto: Adair Santos/GES-Especial

Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, a festa foi realizada no formato de drive-thru, com a venda de bebidas e comidas. Nas ruas da cidade, moradores e visitantes transpiram alegria e entusiasmo já nas primeiras horas da manhã deste sábado (15). Crianças e adultos vestindo roupas típicas circulam pela cidade, toda enfeitada para a maior festa comunitária do Brasil.

Nos arredores do parque, pátios de casas e empresas se transformam locais para a realização de centenas de versões em miniatura da festa. Como já é tradição há muitos anos, há 15 anos o empresário Augusto Petzinger, 45, reúne familiares e amigos na sede da sua fábrica, distante 300 metros do parque. A “miniOktoberfest” tem direito a chope, churrasco e à tradicionais dobradinha “cuca com linguiça”.

Augusto Petzinger reúne a família e amigos no 'aquece" há 15 anos. Ele está à esquerda, ao lado do irmão, Cristiano, 40, e do pai, Henrique, 68
Augusto Petzinger reúne a família e amigos no 'aquece" há 15 anos. Ele está à esquerda, ao lado do irmão, Cristiano, 40, e do pai, Henrique, 68 Foto: Adair Santos/GES-Especial
Antes mesmo da abertura dos portões, ao meio-dia, a movimentação nas proximidades do Parque de Eventos Almiro Grings já era intensa. A ansiedade estava grande para curtir o ensolarado dia valorizando as tradições. Às 14 horas, ocorre uma das principais atrações do sábado: o desfile oficial, que começa na Avenida Castelo Branco e segue em direção ao parque da Oktober. São cerca de 1,5 mil participantes.

Às 15 horas, ocorre o Aquece Oktober, às 16 horas, o Agita Oktober e, às 16h30, os Jogos Germânicos. A entrada será gratuita até as 16h30. Após, será cobrado o valor de 30 reais por pessoa.

Neste domingo (16), os portões reabrem às 10 horas e a entrada será franca até o meio-dia. Após esse horário, o ingresso custa 45 reais por pessoa. Às 10h30, ocorrem os Jogos Germânicos Escolares, às 14 horas apresentações artísticas e, às 20 horas, o show de Maiara e Maraísa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual