Publicidade
Notícias | Região PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Criação da reserva Morro de Sapucaia completa duas décadas

Local, que é visto de longe, faz parte da história da cidade e da região metropolitana

Por Alecs Dal'Ollmo
Publicado em: 15.10.2022 às 08:00 Última atualização: 15.10.2022 às 12:16

Dá para ver de longe. O Morro Sapucaia. Uma área imponente e fundamental para a biodiversidade. A história do local começa em 1737, já como Fazenda Sapucaia, também conhecida como Rincão do Cerro, que ficava no sopé do morro. Jornada que se confunde com a história da cidade e da região. Nos anos 60, já com a ideia de preservação, a área foi adquirida pela família Juliano, por meio de seu patriarca Arno Juliano.

Está nos planos a restauração de espaço para a instalação de um centro de visitantes
Está nos planos a restauração de espaço para a instalação de um centro de visitantes Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
Também com foco essencial nos cuidados ambientais da área, Ana Maria Juliano, administradora e proprietária da Fazenda Morro Sapucaia, passou a trabalhar intensamente para conservar e recuperar a biodiversidade de ecossistemas. E há 20 anos, ela conseguiu transformar a área em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Morro de Sapucaia.

"Com a transformação do uso da propriedade em Unidade de Conservação foi modificada a utilização do solo de pecuária e silvicultura em indução à regeneração natural e implementação de projetos de restauração com espécies nativas. Pelas fotos antigas podemos visualizar as antigas matas de acácia e eucalipto e a substituição por nativas", enfatiza Ana.

A Fazenda Morro de Sapucaia tem uma área total de 400 hectares e destes, 90,25 hectares pertencem à reserva. Há registro de pelo menos 200 espécies de aves e vários mamíferos, como mão pelada, graxaim, tatu, gato do mato e tamanduá mirim. "Em relação ao Morro Sapucaia como ponto turístico foi acrescido o grau de referência como área de preservação atrelado a uso diferenciado. Não é permitido o uso para práticas religiosas, ingresso de pessoas em áreas definidas pelo zoneamento estabelecido no Plano de Manejo como sendo de proteção integral", afirma ela. "E hoje estamos na terceira geração com meu filho Igor Juliano que se formou em Arquitetura e fez seu projeto de TCC sobre o Centro de Visitantes da RPPN Morro Sapucaia", comemora.

Espaço com biomas Mata Atlântica e Pampa

RPPN Fazenda Morro Sapucaia é um importante ecossistema por estar situada na transição de Biomas Mata Atlântica/Pampa e assim constituir um ecótono (ambientes de transição entre dois ecossistemas) com uma grande biodiversidade.

Espécies endêmicas e cuidados especiais

O local conta com espécies arbóreas em risco de extinção, sendo uma delas endêmica, a Codornochis canisioi mansfeld, descoberta em 1936 pelo padre Balduino Rambo (1905-1961), um dos nomes fundamentais da botânica no País.

Projeto de educação Conhecer para Respeitar

"Desde a criação da RPPN Fazenda Morro Sapucaia, nestes 20 anos, é desenvolvido o projeto de educação ambiental Conhecer para Respeitar, que busca levar ao conhecimento aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio o conceito de Unidade de Conservação (UC) como espaço territorial protegido e diferenciado. Atualmente, o conceito de UC somente é ministrado na educação formal no último ano do Ensino Médio e no último capítulo da disciplina de Biologia. Com isto, a deficiência no entendimento da comunidade do que consiste uma UC e ainda mais uma RPPN. Deparamo-nos com visitantes que ingressam no local com a errônea ideia de que o Morro Sapucaia é propriedade pública, que o acesso é livre a qualquer espaço e que o uso também o é. Por isso a manutenção do projeto de educação ambiental para que ocorra uma interação melhor entre a comunidade e a reserva", explica Ana. Ela destaca o apoio ao projeto das redes particular e pública a partir do empenho de muitos professores em fazer a diferença.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual