Publicidade
Notícias | Região PREVENÇÃO

Estância Velha promove ação dedicada à saúde da mulher

Evento do Outubro Rosa na praça Primeiro de Maio teve música, testes gratuitos e entrega de requisição para exames na manhã deste sábado

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 15.10.2022 às 14:58

Com música, dança, exames e orientações, o Dia da Saúde da Mulher movimentou a Praça Primeiro de Maio, no Centro de Estância Velha. O evento, alusivo ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, foi ampliado e incluindo também a prevenção ao câncer de colo do útero e outras doenças. No local, foram oferecidos diversos serviços de saúde, como testes rápidos, vacinação, e orientação e prevenção.


O dia de prevenção contou ainda com a participação da Biomedicina da Universidade Feevale, que ofereceu a coleta para tipagem sanguínea.

O evento ocorre todos os anos na principal praça da cidade. A Secretaria da Saúde entregou requisições de cinquenta ecografias transvaginais, doadas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. Geralmente, os exames oferecidos no evento são mamografias. A presidente da Liga, Cristiane Christ, explica que a mudança se deu em função da demanda.

“Como zerou a fila das mamografias, optamos por oferecer as ecografias, que estavam paradas. Esse dinheiro que é usado para pagar os exames é todo de doações da comunidade. A Liga ajuda os pacientes com medicação, exames, cesta básica, atendimento psicológico, nutricionista, todo o suporte”, diz.

Hoje, são mais de 120 pessoas cadastradas, das quais cerca de cinquenta são atendidas com mais frequência. Cristiane destaca que a mudança da referência do atendimento em oncologia pelo SUS de Novo Hamburgo para Taquara aumentou a demanda.

A Liga fica na avenida Presidente Lucena 4235, sala 2. A sede fica aberta às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h e um sábado por mês.

Cristiane destaca a importância das ações do Outubro Rosa. “A importância é conscientizar as mulheres a fazerem no mês de outubro a sua mamografia. Eu vejo que as mulheres estão muito conscientes e, graças à prevenção, elas estão descobrindo cedo os casos. Quanto antes descoberto, maiores as chances de ser recuperar mais cedo”

Moradora de Estância Velha, a vendedora Lilian Machado Pires estava em outro evento, uma feira de doação de animais da qual participava, quando ouviu a música no centro da praça e foi ver o que era. Aproveitou para adquirir uma sombrinha rosa da Liga.

“Não precisei fazer teste, porque estou com todos meus exames em dia. Comprei a sombrinha porque sou viciada em sombrinhas, devo ter umas oito, e porque é importante apoiar os eventos da cidade”, afirma.

Sua amiga e colega de trabalho Aline Blume, 39 anos, aproveitou para fazer o teste de tipagem sanguínea. Ela avalia que eventos como este são positivos porque facilitam o acesso da população à saúde. “É importante, porque às vezes a pessoa não tem tempo durante a semana para agendar um exame, por exemplo.”

A programação do Outubro Rosa no município prevê ainda visitas de orientação a empresas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual