Publicidade
Notícias | Região EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No mês das crianças, projeto Loboguará leva estudantes para o Pé da Cascata do Caracol

25 crianças e adolescentes da Escola Machado de Assis, de Canela, participaram do passeio, junto com quatro professoras

Por Redação
Publicado em: 28.10.2022 às 19:29

Outubro é o mês das crianças e para comemorar o projeto Loboguará realizou uma saída de campo com estudantes da Escola Municipal Machado de Assis, de Canela. Participaram crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, num total de 25 jovens e 4 professoras.

Loboguará comemora mês das crianças com passeio para estudantes da Escola Machado de Assis
Loboguará comemora mês das crianças com passeio para estudantes da Escola Machado de Assis Foto: Divulgação
“Essa foi uma ação para integrar os estudantes do bairro Caracol com a Cascata do Caracol e todo seu ecossistema. Uma atividade de cunho socioambiental em homenagem ao dia das crianças. Como a escola Machado de Assis fica próxima ao Pé da Cascata do Caracol, o novo ponto de atuação do Projeto Loboguará neste ano de 2022, resolvemos proporcionar este momento para eles”, diz João Pedro Travi, biólogo e coordenador do projeto ambiental Loboguará.

Durante a trilha no Pé da Cascata, houve um momento de reflexão e vivência, onde todos os alunos fecharam os olhos e fizeram silêncio. O objetivo era fazer com que os alunos pudessem ouvir e sentir a natureza. Diversos sentimentos foram relatados, o que enriqueceu ainda mais a saída.

O Loboguará desenvolveu um método único de aplicar Educação Ambiental, ao longo dos seus 30 anos. Vivenciar, experienciar, compreender, sentir e unir são os norteadores do projeto. Dentro deste atendimento, o Projeto Loboguará visa a flexibilidade. O trabalho vai além da observação e repasse de informações. É uma imersão interdisciplinar na natureza, onde diversos conteúdos são abordados e trabalhados durante as atividades.

O projeto conta atualmente com oito guias Biólogos, que estão em constante reciclagem, com aptidões para trabalhar com públicos distintos. O objetivo é encantar as crianças para que elas possam se reaproximar da natureza. Com atividades em Canela, Gramado, Cambará do Sul e Torres, os roteiros são padronizados e adaptados para cada faixa etária e conteúdos pretendidos pela instituição de ensino.

Visando ampliar a atuação e aumentar o número de estudantes atendidos, em 2022, o Projeto Loboguará e a Brocker Turismo se unem para expandir o projeto. Unir forças para fusionar expertises foi o objetivo da parceria entre as duas empresas. Nesta parceria com a Brocker Turismo, quem mais ganha são os estudantes e a natureza que se fundem quando estão com o Projeto Loboguará.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual