Publicidade
Notícias | Região ATÉ MAIO DE 2023

Projeto cultural apresenta atividades com o povo Kaingang de Canela

Em diferentes etapas, comunidade poderá conhecer e ter uma imersão nas vivências indígenas da aldeia que mora na Flona

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 28.10.2022 às 03:00 Última atualização: 28.10.2022 às 11:26

Uma imersão na cultura indígena do povo Kaingang Kogunh Mág, que vive na Floresta Nacional de Canela, a Flona. Essa é uma das propostas do projeto Histórias e Vivências, que iniciou na segunda-feira, dia 24, a primeira etapa de trabalho.

Gastronomia da aldeia foi um dos temas discutidos
Gastronomia da aldeia foi um dos temas discutidos Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Inscrito em novembro de 2021 no edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do governo do Estado, a coordenação é do cacique Maurício Salvador e a produção de Fernando Gomes, com proponência do Gazebo Cultural. O resultado da aprovação foi em abril deste ano e os recursos repassados em julho. Desde então, a equipe de mais de 20 pessoas vem planejando as 16 atividades, distribuídas mensalmente até maio de 2023.

Primeiras atividades

A história da primeira araucária e da gralha-azul, recém publicada em livro infantil homônimo, foi contada pelos autores da obra, cacique Mauricio, Ana Fonseca e Mauren Veras, na manhã de segunda.

O trio falou às crianças do 1º Ano do Fundamental da Escola Ernesto Dornelles sobre a presença histórica e espiritual da árvore, da ave e de sua semente-fruto, o pinhão, e sua importância para a etnia Kaingang, para o turismo, paisagem e gastronomia de Canela.

A obra tem também versão em kaingang e já está esgotada após seu lançamento no Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), em setembro. A nova reimpressão chega da gráfica para lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre, quando ocorrerá sessão de autógrafos neste final de semana.

Na parte da tarde, uma roda de conversa com a turma do curso de Gastronomia da UCS Hortênsias trabalhou a culinária do povo. O uso de ingredientes a partir de sementes e frutos da natureza, como por exemplo, as mais de 30 formas de fazer o pinhão, que vem da araucária, foi abordado.

Na ação, também participaram Marcio Kakopri, irmão do cacique e responsável pelo ritual de dança e outras expressões culturais, e o kuyã Pedro Garcia. Kuyã é o líder espiritual, um xamã, que tem como função curar, benzer, aconselhar as lideranças e a comunidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual