Publicidade
Notícias | Região EVENTO

Artista baiana marca presença no Festival de Séries em Novo Hamburgo

Primeiro evento audiovisual no município contou com a presença de mais de 80 pessoas

Por Carla Fogaça
Publicado em: 15.11.2022 às 20:38

Entre os dias 12 e 15 de novembro ocorreu a 1ª edição do Festival de Séries, em Novo Hamburgo. O evento contou com a participação de 38 projetos e atividades gratuitas na Casa de Artes, como a exibição de pilotos de séries e oficinas de diversas áreas do audiovisual e da linguagem cinematográfica. Uma das oficinas que finalizou o evento foi 'Dança e Cena: narrativas para dançar mundos', ministrada pela artista e produtora de dança Inah Irenam, que veio da Bahia para participar do festival.


Segundo Inah, o curso Dança e Cena traz a perspectiva do papel do corpo ao longo da trajetória do cinema, principalmente do corpo negro. “Falamos das duas linguagens, a dança e o cinema e como esse diálogo é realizado. Estou fazendo doutorado em Dança e pesquisando sobre o corpo negro dentro do cinema, então, por isso, a ênfase da oficina”, explica a produtora, que diz que as pessoas nunca param de dançar e que o movimento é a primeira linguagem humana. “O bebê na barriga fala através do movimento, é nossa primeira linguagem”, destaca Inah.

Durante a ministração, Inah também apresentou o documentário que produziu, que fala sobre a trajetória e legado de algumas mulheres da dança baiana. “Eu trouxe para o festival o documentário, que concorreu na categoria Piloto Nacional, ‘Mulherial de Dança da Bahia’. Creio que a gente já consumiu muito seriado internacional e agora chegou a hora de curtir, produzir e usufruir da nossa produção que tem uma narrativa múltipla”, relata.

Para o diretor e curador do festival, João Pedro Fleck, o primeiro festival audiovisual em Novo Hamburgo foi um sucesso e atingiu as expectativas. “Dezenas de pessoas da cidade participaram como público, que foi a primeira oportunidade de aproximar os espectadores da exibição de pilotos de séries. Espera-se que esta seja a primeira de muitas edições que ocorrerão no futuro”, reforça Fleck.

Uma iniciativa ousada

Para a artista Inah, a iniciativa de trazer para o Rio Grande do Sul o 1º Festival de Séries foi ousada e criativa. “Com o crescimento e o forte retorno do seriado brasileiro, achei incrível essa oportunidade. Um festival desse tipo no País é um momento ímpar, uma oportunidade para falarmos sobre como pensar cinema, novas plataformas e trazer a potência disso tudo. É um prazer participar”, diz Inah.

O secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, reforça que o Festival entra para a história de Novo Hamburgo, inaugurando um novo período que inicia na cidade. “O evento marca a constituição do Novo Hamburgo Polo Audiovisual e com certeza foi a primeira edição de muitas”, frisa Ralfe.

Projetos premiados no evento

Menções Honrosas:

- Stand Up Kids!, de Gabriel Motta e Jonts Ferreira (roteiro gaúcho)
- O Último Cine Pornô de Leila Magalhães (roteiro nacional)
- Mario Prata Entrevista: Uns Brasileiros (piloto nacional

Prêmios oficiais:

- Melhor Roteiro Gaúcho: Aerotrem, de André Zambam
- Melhor Piloto Gaúcho: Turma 5B, de Iuli Gerbase
- Melhor Roteiro Nacional: Cachorros, de Marcus Neto
- Melhor Piloto Nacional: Confessionário Online, de Tomás Fleck

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual