Publicidade
Notícias | Região ACESSO À LEITURA

Pegue e leve: visitantes podem retirar obras de graça na Feira do Livro de Novo Hamburgo

Novidade é oferecida pela Biblioteca Municipal Machado de Assis. Evento segue até o próximo domingo (20)

Por Júlia Taube
Publicado em: 16.11.2022 às 13:35

O mundo mágico dos livros tomou conta da Praça do Imigrante com a 38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo e mergulhar nas histórias de cada obra ficou ainda mais acessível. Com o sistema pegue e leve, quem visitar o evento vai poder levar livros para casa gratuitamente. Já com a modalidade troca troca, é possível substituir obras já lidas por outras. A iniciativa é da Biblioteca Municipal Machado de Assis, que está entre os expositores desta edição.

A Feira do Livro começou na última terça-feira (15) e segue até domingo (20), com entrada gratuita.

A novidade chama atenção e desperta a curiosidade de quem passa pelo evento. Montado no coração da praça, o estande oferece livros para todas as idades. Um dos visitantes saiu de Porto Alegre para conferir a feira de Novo Hamburgo e adorou o diferencial. Cláudio Augusto Kieling, 59, conta que já morou no Município e que, até hoje, costuma visitar a biblioteca municipal. "Eu achei muito boa essa iniciativa. Eu peguei livros no pegue e leve na biblioteca e vim conhecer aqui também", relata.

A ideia de oportunizar a leitura de forma gratuita surgiu na intenção de fazer com que as obras circulassem entre a comunidade. A bibliotecária Sabrina Beatriz Martins Andrade explica que a opção de pegue e leve já existe na biblioteca municipal e que, pela primeira vez, é reproduzida na feira. "A gente recebe muita doação. Então, vem muita coisa que a gente já tem no acervo ou coisas que não cabem tanto. Para que o livro circule, para doar e para que as pessoas tenham acesso à leitura, a gente faz esse sistema. O pessoal fica encantado, questionando se é de graça mesmo."


De olho nos títulos e folheando alguns livros, a aposentada Marina dos Santos, 63, fez a escolha da obra que levaria para casa. Ela se diz uma leitora assídua e conta que ficou sabendo da novidade passeando pelo centro. Ela prometeu retornar à feira, desta vez "para trazer mais livros para trocar ali". 

O espaço colorido, arborizado e aconchegante também convida os visitantes a entrarem no espaço. O estande fica aberto ao público até o fim da feira, com reposição de livros todos os dias. Para quem quiser fazer a leitura ali mesmo, o local conta com bancos almofadados e puffs para sentar, relaxar e viajar nas histórias impressas no papel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual