Publicidade
Notícias | Região INCENTIVO AO ESPORTE

Competição reúne skatista de todas as idades na pista de Sapiranga

Mais do que troféus, encontro, que ocorre neste sábado (26), tem objetivo de movimentar a pista e descobrir novos talentos

Por João Ávila / Jornal NH
Publicado em: 26.11.2022 às 14:06

Manter o skate em permanente movimento. Este o principal objetivo do 1º Tarja Preta Bowl Riders, competição que acontece durante todo este sábado (26) no Skatepark Municipal Lauro Campos de Moraes, no Parque do Imigrante em Sapiranga. Cerca de 60 competidores, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, promoveram um verdadeiro encontro de gerações.

A organização é do Instrução e Treinamento Miquim Skate, com o apoio da Prefeitura de Sapiranga. Mais importante do que os troféus em jogo, está a integração entre as famílias, explica Alessandro dos Reis, o Miquim, que está à frente da organização.

Potira Fernandes Braga, 8 anos, de Tramandaí
Potira Fernandes Braga, 8 anos, de Tramandaí Foto: João Ávila/GES-Especial
"Precisamos de movimentos deste tipo para manter esta pista, uma das mais completas do Mundo, em constante utilização", diz Miquim. "Assim vamos incentivando o surgimento de novos talentos", acrescenta.

Uma das atrações do dia é a competição Old School, que reúne competidores com idades entre 35 e 60 anos. Um dos participantes foi o tetracampeão brasileiro (2014/2017), Fernando Gomes, de Florianópolis. O advogado de 49 anos compete desde a adolescência e, para ele, "skate é tudo". "Andar (competir) é apenas uma parte de tudo que envolve", acrescenta ele, citando o foco como um dos exemplos.

Hoje, Gomes advoga apenas para o skate. Atua na formalização de associações. "Como estilo de vida, o skate está consagrado. Precisa é estar organizado para que faça as reivindicações necessárias", finaliza ele, que ainda atua como professor, ensinando a modalidade para a garotada.


Futuro promissor

Quem está em Sapiranga e é aguardada como uma das estralas para entrar na pista por volta das 17 horas é o gaúcho de Pelotas, hoje morador de Imbituba, Santa Catarina, Tuca Manica, 13 anos. Ele compete na categoria Amador e vê o skate como "um jeito de viver". Tuca sonha em ser profissional do esporte e para isso treina muito. Não fala em "horas por dia", pois para ele, mais importante do que a quantidade é a qualidade. O técnico do garoto é o pai dele, Fred Manica.

De Tramandaí, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, compete na categoria infantil a pequena Potira Fernandes Braga. Ela arrisca as primeiras manobras orientada pelo pai, André Prestes Braga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual