Publicidade
Notícias | Região APÓS TRÊS MESES

Sete dos maiores municípios da região encerram outubro com saldo positivo de empregos

Setor de serviços foi o principal empregador em um mês no qual a indústria fechou com saldo negativo de emprego

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 29.11.2022 às 22:10 Última atualização: 30.11.2022 às 07:36

Entre agosto e setembro, sete dos maiores municípios da região de cobertura do Jornal NH apresentaram saldo negativo na geração de empregos em pelo menos um destes meses. Mas, em outubro, todas as maiores cidades tiveram um resultado positivo, com mais contratações do que demissões.

Empregos Caged

Os dados foram divulgados na terça-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e mostram que o setor de serviços foi o grande responsável pela empregabilidade da região em outubro, com saldo positivo de 530 empregos somadas as cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Parobé, Sapiranga e Taquara. Em contrapartida, a indústria teve um desempenho baixo no décimo mês do ano, com saldo negativo de 29 empregos.


Economista e professor da Universidade Feevale, José Antônio Ribeiro de Moura explica que essa queda nas contratações da indústria faz parte de um processo sazonal, e minimiza esse momento. "Como é praticamente o último trimestre, já havia uma uma transição do final de ano, então é natural que aconteça uma redução na indústria e por outro lado cresça o comércio e os serviços", explica.

Quanto à recuperação nos resultados do emprego, Moura considera como uma consequência pós-pandemia. "Os mercados estão voltando e o Brasil sempre foi um País bastante otimista nesse sentido de crescimento. É um País que pode crescer sozinho e pode surpreender. A retomada no Brasil estava prevista para o segundo semestre e realmente está acontecendo."

Reajuste de salários ainda deve demorar

Mesmo com o otimismo, a melhora no número de empregos com carteira assinada não tem se refletido nos salários. "Realmente as contratações voltaram, mas com o nível de salário menor ", admite Moura, para quem o debate sobre reajustes salariais acima da inflação deve entrar na pauta nos próximos meses, mas esse reajuste ainda vai demorar um pouco mais. "Embora tenha de novo um governo que defende (aumento do mínimo acima da inflação) e acredite que existe uma expectativa de melhores salários, creio que não aconteça imediatamente."

Parobé inicia e Campo Bom comemora recuperação

Em agosto, o município de Parobé fechou o mês com um saldo negativo de 179 empregos, o mês seguinte marcou uma recuperação, mas ainda fora do positivo, com a cidade tendo -8 empregos. Já em outubro a recuperação veio com força, com a cidade tendo um saldo positivo de 180 empregos, e se consolidando como o município do Vale do Paranhana com o melhor resultado anual, totalizando 858 novos empregos.

Oscilação mostrada pelo levantamento do Caged é sazonal
Oscilação mostrada pelo levantamento do Caged é sazonal Foto: Agência Brasil

Campo Bom também teve um cenário semelhante. Após amargar dois meses com saldo negativo, sendo -102 postos de trabalho em agosto e -8 em setembro, outubro trouxe uma boa recuperação. O mês terminou com a cidade abrindo 155 novos postos de trabalho, melhor resultado do ano desde março, quando foram 185.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual