Publicidade
Notícias | Região PREJUÍZO MILIONÁRIO

Criminosos de São Paulo aplicam golpes do falso 0800 em moradores do Vale do Sinos

Nesta quarta-feira, 11 pessoas foram presas em cidades paulistas e carros de luxo foram apreendidos pela Polícia Civil

Por Kassiane Michel
Publicado em: 30.11.2022 às 09:47 Última atualização: 30.11.2022 às 09:57

Quatro golpes de estelionato que trouxeram prejuízo de cerca de R$ 1 milhão de reais a moradores de Esteio, no Vale do Sinos, são investigados pela Polícia Civil. Durante a investigação, foi descoberto que uma organização criminosa de São Paulo era a responsável por aplicar o golpe do falso 0800 de instituição bancária no Rio Grande do Sul. A delegada Luciana Bertoletti, titular da Delegacia de Polícia de Esteio, explica que os alvos dos golpistas eram "pessoas que tinham valores significativos". Além dos casos de Esteio, outras 200 denúncias do golpe foram registradas no Estado nos últimos meses.

Criminosos de São Paulo aplicam golpes do falso 0800 em moradores do Vale do Sinos
Criminosos de São Paulo aplicam golpes do falso 0800 em moradores do Vale do Sinos Foto: Polícia Civil


Nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil gaúcha cumpre ordens judiciais em conjunto com a Polícia paulista. Nesta manhã, 11 foram presas, nove temporariamente e duas preventivamente. Também foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais são cumpridas na capital paulista e em cidades como Guarulhos e Franca. Além das prisões, carros de luxo e uma moto aquática foram apreendidos.

O golpe

Conforme a investigação, que começou há um ano, o estelionato consiste em fazer com que a vítima acredite que está falando com a seu banco. É uma fraude eletrônica que visa obter as senhas e dados pessoais do usuário. Para efetuar o golpe, os criminosos enviam uma mensagem de texto por um "short code" - números de cinco a seis dígitos normalmente utilizados por grandes empresas -, com o nome do banco que a vítima possui conta. Eles alegam que uma transação foi autorizada, seguido de um número 0800 para contato.

Segundo a Polícia, os golpistas também usam softwares para alterar números de telefone. Eles mascaram os números através da ajuda de plataformas eletrônicas e, assim, as vítimas acreditam que é, de fato, a sua instituição financeira, pois o número é o mesmo que consta no canal oficial dos bancos. No entanto, através do cruzamento de números, as chamadas são redirecionadas para os criminosos.
Esse tipo de ação criminosa vem sendo alertada por bancos de todo o País nos últimos meses. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual