Publicidade
Notícias | Região RETORNO AO PALCO

Balé Origens retoma show anual com apresentação sobre o folclore do boi em Sapiranga

Apresentação aconteceu na tarde deste domingo (4), no Centro de Cultura Lúcia Fleck

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 04.12.2022 às 21:13

Com o espetáculo 'Festa da Vida' o Grupo Folclórico Balé Origens voltou a sua apresentação anual neste domingo (4). A apresentação aconteceu no Centro de Cultura Lúcia Fleck, em Sapiranga. Na retomada das atividades, a escolha foi trazer ao palco a cultura do boi, muito popular no norte e parte do nordeste do País.

Espetáculo 'Festa da Vida' marca a retomada das apresentações do Grupo Folclórico Balé Origens, que estava afastado dos palcos devido a pandemia
Espetáculo 'Festa da Vida' marca a retomada das apresentações do Grupo Folclórico Balé Origens, que estava afastado dos palcos devido a pandemia Foto: Eduardo Amaral/GES Especial


No palco o bumba meu boi se misturou ao samba e ao folclore gaúcho. "É uma retomada para nós, nossa primeira apresentação completa desde o começo da pandemia", destaca a coordenadora do grupo Janice Modinger. O projeto de trabalhar com o tema do bumba boi começou a ser pensado ainda em 2019, mas com a chegada da pandemia ficou suspenso.

Retomadas as atividades, a dedicação dos bailarinos foi fundamental para que o espetáculo foda-se montado. "Os próprios bailarinos fizeram a pesquisa e garantiram o show", lembra Janice. Atualmente, o Balé Origens tem cerca de 50 integrantes e oferece cursos gratuitos para crianças e adultos divididos em três modalidades.

 

Mostrando a tradição

Antes do espetáculo o Balé Origens já apresentava danças ligadas ao Boi Caprichoso, que faz parte de uma das festas mais tradicionais do Norte do país. Mas para o 'Festa da Vida' foi necessário ir além, e apresentar também as danças que compõem o folclore do Bumba Meu Boi, muito popular no Maranhão, estado do Nordeste que faz divisa com o Norte.

Juntamente com as apresentações dos Bois, que trazem consigo a construção de uma cultura a partir de escravizados e indígenas, a tarde também foi de apresentações de samba e do folclore gaúcho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual